home Notícias Caseína a proteína do leite

Caseína a proteína do leite

A caseína é uma das proteínas encontradas no leite de mamíferos. Ela é do tipo fosfoproteína encontrada no leite fresco. Ela é uma das três responsáveis por APLV ou Alergia à Proteína do Leite de Vaca. As outras são as proteínas beta-lactoglobulina e alfa-lactoalbumina. Estas proteínas encontram-se com frequência no leite de mamíferos, sendo a caseína a principal. A proporção é cerca de 80% da proteína encontrada no leite de vaca, 16% para a beta-lactoglobullina e 4% para a alfa-lactoalbumina.

As proteínas são macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares. Desempenham um vasto conjunto de funções no organismo, como a replicação de ADN, a resposta a estímulos e o transporte de moléculas.

Ao contrário das plantas, os animais não conseguem sintetizar todos os aminoácidos de que necessitam para viver. Os aminoácidos que o organismo não é capaz de sintetizar por si próprio são denominados aminoácidos essenciais.  Eles devem ser obtidos pelo consumo de alimentos que contenham proteínas, as quais são transformadas em aminoácidos durante a digestão. As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos de origem animal e vegetal. A carne, os ovos, o leite e o peixe são fontes de proteínas completas.

 

Fontes vegetais

 

Entre as principais fontes vegetais ricas em proteína estão os legumes, principalmente o feijão, as lentilhas, a soja ou o grão-de-bico.

A aplicação da caseína é bastante extensa. Além de ser consumida no leite, produção de derivados do leite (como queijo), a caseína é usada na produção de:

 

  • adesivos,
  • plásticos (para punhos de facas, cabos de guarda-chuvas, botões, etc),
  • como aditivo de alimentos (marshmallow e outros)
  • e para a produção de vários produtos alimentícios e farmacêuticos.

 

Por se tratar de uma substância de origem animal, estranha ao organismo humano ela pode causar doenças autoimunes, ou uma reação alérgica ao leite de vaca (ou à proteína do leite ou APLV).

Mais comum entre crianças até os 3 anos de idade a APLV pode atingir também adultos, embora raramente. A reação alérgica pode ocorrer  no momento da ingestão do leite ou derivado. Porém, também horas depois e mesmo até vários dias após o consumo do produto.

 

Sintomas

 

Os principais sintomas são:

  • vômitos
  • cólicas
  • diarreia
  • dor abdominal
  • prisão de ventre
  • presença de sangue nas fezes
  • dermatites (vermelhidão na pele descamação, pequenas bolhas e “pele grossa”)
  • problemas respiratórios (asma, chiado no peito e rinite) e emagrecimento.

 

Para uma correta avaliação, ao apresentarem-se os sintomas, um médico deverá ser consultado para diagnosticar o tipo de alergia e seu grau de atuação no indivíduo.

 


Atualizado em 02Mar21

Fonte: RMA

Imagem: Pexels/Pixabay


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *