home Notícias Como prevenir alergias

Como prevenir alergias

Como prevenir alergias – As alergias são reações do mecanismo imunológico do corpo a determinadas substâncias ou alimentos, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Os sintomas variam, desde o sistema gastrointestinal e respiratório até reações adversas na pele por exemplo. Mas é possível evitar o aparecimento de alergias antes mesmo de existir qualquer reação.

Durante os primeiros anos de vida é que surgem as principais alergias. Desde o nascimento é importante tomar algumas medidas para preveni-las. Nos bebês por exemplo, é indispensável o aleitamento materno até no mínimo seis meses de idade segundo a Organização Mundial de Saúde. E dos seis aos doze, pode ser inserido na dieta alimentos naturais como vegetais e frutas de acordo com as recomendações médicas. O ideal é introduzir aos poucos, um tipo de cada vez para conseguir identificar se algum alimento causar reação alérgica. É recomendado inserir alimentos alérgenos como ovos, peixe e amendoim somente após os dois anos de idade.

 

Prevenção

 

Para prevenir alergias respiratórias como a rinite, sinusite ou asma, independente da idade, é indicado manter a casa arejada e limpa. Principalmente os quartos, onde o colchão e bichinhos de pelúcia podem acumular umidade e gerar a proliferação de ácaros. Roupas e cobertores guardados por muito tempo, devem ser lavados antes do uso.

Além dessas medidas preventivas, é ideal consultar um médico regularmente, e tirar todas as dúvidas. E em caso de reação alérgica a algum alimento ou substância procure um especialista e siga as recomendações.

 


Atualizado em 01Mar21

Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Reprodução


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *