home Entenda Aditivos para alimentos também podem ser vilões

Aditivos para alimentos também podem ser vilões

Aditivos para alimentos também podem ser vilões – As letras miúdas na lista de ingredientes das embalagens podem salvar os alérgicos de alguns problemas. Acrescentado aos alimentos geralmente de forma proposital, os aditivos alimentares que servem para melhorar a qualidade dos produtos, podem também despertar alergias, mas com muito cuidado e leitura minuciosa dos rótulos é possível evitar.

São mais de 150 aditivos licenciados pela Anvisa no Brasil, usados de forma controlada para melhorar a qualidade nutritiva dos alimentos, conservar e reduzir o teor dos indesejados como colesterol por exemplo. Uma pequena parcela da população apresenta reação a esses componentes aditivos, e nem sempre são consideradas alérgicas. Por ser uma sensibilidade rara e de difícil comprovação, pois não existe teste específico para comprovar a alergia, pode ser tratada também como intoxicação.

Tipos de aditivos

  • Corante: dá mais cor aos alimentos 
  • Conservante: retarda a deterioração
  • Antioxidante: preserva o alimento
  • Estabilizante: aumenta a viscosidade
  • Edulcorante: melhora o sabor
  • Umectante: evita a perda de umidade
  • Acidulante: intensifica o gosto ácido

Apesar de raras, as reações ocorrem em até uma hora após o consumo do aditivo causador e podem se manifestar de forma variada, tanto na pele (com urticária, vermelhidão) quanto respiratória ou gastrointestinal (vômitos, diarreia). Ainda não existem testes para identificar esse tipo de alergia. A dieta para restringir esses componentes deve ser feita somente sob orientação médica.

Dos aditivos os principais provocantes de alergia são os corantes sintéticos, seguidos de conservantes e adoçantes. Os corantes naturais dificilmente causam alergia. Produtos industrializados e artificializados costumam conter uma quantidade maior de aditivos como refrigerantes e balas, por isso dê preferência a alimentos naturais, como as frutas. Conheça alguns nomes que você pode encontrar nas embalagens.

Corantes

Corantes amarelos ou azocorantes: tartrazina (códigos E 102, FD&C (Federal Food, Drug and Cosmetic Act) yellow nº5 e INS (International Numbering System) 102), ponceau e amarelo crepúsculo (códigos E 110, FD&C yellow nº6, INS 110), amarelo quinolina (código E104).

Tartrazina é o corante mais citado e pode ser encontrado em alguns medicamentos também, porém a quantidade não é significativa para causar alergia. Conheça um pouco mais sobre os corantes AQUI.

Glutamato monossódico

É encontrado principalmente em temperos prontos, caldos, sopas e molhos, serve para realçar o sabor. É bastante utilizado na culinária chinesa. Pode provocar sudorese, dor de cabeça, fraqueza.

Aspartame

O adoçante mais conhecido e consumido, substitui o açúcar na maioria dos produtos diet. Pode causar dor de cabeça, urticária.

Sulfitos

Usado como conservante, antioxidante e para inibir o escurecimento dos alimentos, é encontrado em muitos produtos congelados como massas e batatas, além de geleias, vinagre, cerveja. Quanto maior a concentração desse componente, maior o risco de alergia em pessoas sensíveis. O vinho por exemplo contém alto teor de sulfito.


Atualizado em 26Fev21

Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Reprodução


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *