home Notícias Consumo de frutos do mar aumenta casos de alergia

Consumo de frutos do mar aumenta casos de alergia

Consumo de frutos do mar aumenta casos de alergia – No verão é comum que quem viva longe das praias aproveite as férias e o calor para visitar cidades do litoral, e saboreie pratos típicos dessas regiões com peixes e frutos do mar, justamente por serem frescos e mais baratos. Porém o organismo pode estranhar esses novos alimentos e o corpo pode reagir a essa mudança na rotina alimentar.

Foi o que aconteceu com o médico Cleber Volpato natural do Paraná, que passava férias no litoral catarinense recentemente quando teve uma reação alérgica rara após a ingestão de camarão. Ele faleceu após sofrer um choque anafilático resultante da alergia. Ao que se sabe ele não sabia que era alérgico.

 

Possíveis sintomas

 

A alergia aos crustáceos ocorre por causa da proteína Tropomiosina. Os sintomas são geralmente inchaço e coceira nos olhos, boca e garganta, podendo evoluir para um choque anafilático. Em alguns casos ocorrem também alguns sintomas como irritação estomacal, vômito, diarreia, etc. Na maioria dos casos, a pessoa alérgica aos crustáceos é alérgica também aos moluscos. Porém  cada caso deve ser avaliado por um médico individualmente. A principal indicação é evitar ingerir frutos do mar, mesmo em molhos. E tomar cuidado com a contaminação cruzada, por exemplo em caso de usar o mesmo óleo para a fritura.

O diagnóstico é feito através de análise do histórico do paciente, além de exames. Pode surgir tardiamente, durante a adolescência ou após a vida adulta, mesmo após a pessoa ter comido camarão a vida toda e a chance de desaparecer é mínima. O uso de anti-histamínicos antes da ingestão de frutos do mar não é recomendado pelos especialistas, pois em caso de reações graves não terá efeito, por isso a recomendação é excluir os alimentos. alérgenos da dieta. Se você já teve alguma reação diferente ao comer frutos do mar, procure um médico para uma avaliação.

 


Atualizado em 24Fev21

Fonte: Redação – Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Reprodução


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *