Caldo de legumes

Rende cerca de 1,7 litros

Ingredientes

15 g de manteiga (ou margarina – alérgicos à proteína do leite ou intolerantes à lactose encontram, no mercado, produtos que não tem estes componentes)

225 g de alho-poró picado

225 g de cebola picada

150 g de aipo picado

1 colher de chá de sal

5 grãos de pimenta-do-reino

 

Tempo de preparo: 15 minutos

Tempo de cozimento: 1 hora

 

Modo de fazer

  1. Em uma panela grande e funda, derreta a manteiga em fogo brando. Junte o alho-poró e a cebola, e abaixe o fogo. Tampe bem e deixe que os legumes “transpirem” por 20 minutos sem destampar a panela.
  2. Amarre os ramos das ervas como um buquê. Coloque-o na panela com a cenoura, o aipo, o sal, os grãos de pimenta e dois litros de água fria. Aumente o fogo e deixe levantar fervura, removendo qualquer espuma que se forme na superfície. Assim que ferve, abaixe o fogo e cozinhe por fogo brando por 35 minutos.
  3. Coe o caldo transferindo-o para um recipiente refratário. Deixe esfriar. Use imediatamente, ou transfira para recipientes de vidro bem vedados ou próprios para congelamento.

 

Sugestão

Para fazer um substancioso caldo de legumes assados, exclua a manteiga e o alho-poró. Aumente a quantidade de cebola para 900 gramas e a de cenoura para 450 gramas. Em vez de abafar as cebolas como na etapa 1, asse-as com as cenouras. Preaqueça o forno a 200° C misture as cebolas e as cenouras com uma colher de sopa de azeite de oliva extravirgem em uma caçarola refratária. Asse por 40 minutos, mexendo duas vezes. Acrescente os demais ingredientes e prossiga com as etapas 2 e 3 acima. Para enriquecer ainda mais o caldo, adicione 10 gramas de cogumelos porcini secos e 1 colher de sopa de xerez à água.


Redação Mundo Alérgico
Fonte: Livro – Vegetais Vitais, Seleções do Reader’s Digest (Coma Bem, Viva Melhor, 2002 – Rio de Janeiro)
Imagem: Freepik (www.freepik.com)

 

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