home Receitas Sopa de Legumes

Sopa de Legumes

SEM GLÚTEN SEM LACTOSE

Esta é uma sopa com muitos legumes. Saborosa, colorida e com um sabor suave. Para os dias frios deste inverno, na companhia da família, de amigos ou até mesmo sozinho, esta Sopa vai aquecer sua noite. Dê preferência para o caldo de legumes feito em casa (substituindo os industrializados, que podem conter glúten e outras substâncias alergênicas). De qualquer modo, no entanto, aproveite para se surpreender com o sabor deste prato.

 

Para 4 pessoas

Ingredientes

1 colher de sopa de óleo de girassol

1 cebola pequena, picada

1 alho-poró pequeno, cortado em rodelas finas

1 bulbo de funcho fatiado

225 g de couve-rábano cortada em cubinhos

225 g de batatas, descascadas e cortadas em cubinhos

1 folha de louro

Ramos de tomilho fresco

Ramos de salsa fresca

600 ml de caldo de legumes de preferência feito em casa, ou 1 cubo de caldo de legumes industrializado, para cada 1 litro de alimentos. (♥ Saiba como fazer )

400 g de tomates picados

Sal e pimenta-do-reino

Folhas de funcho (retiradas do bulbo) ou cebolinha-francesa picada, para decorar

 

Modo de fazer

1 Aqueça o óleo em uma panela grande. Acrescente a cebola e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo com frequência, ou até que esteja macia, mas não dourada.

2 Adicione alho poró, a cenoura, o funcho, a couve-rábano e as batatas, e cozinhe por mais 5 minutos, ou até que estejam levemente macios. Faça um buquezinho com a folha de louro, o tomilho e a salsa, amarre-os, e junte à panela. Acrescente o caldo e os tomates. Tempere a gosto e, quando levantar a fervura, tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe cozinhar em fogo brando por 45 minutos ou até que todos os legumes estejam macios.

3 Retire o buquê de ervas e prove a sopa, acrescentando mais temperos se necessário. Polvilhe a sopa com a cebolinha-francesa ou as folhas de funcho e sirva bem quente. Acompanhe com pão integral ou pão de grãos mistos (ambos sem glúten, já existentes no mercado).

Dicas e Sugestões

. Para uma sopa rica e cremosa, acrescente mais legumes. Experimente aipo-rábano, nabo e pastinaca. Repolho cortado fininho também é uma boa sugestão: adicione o repolho na metade do cozimento dos legumes. Guarde o que sobrar da sopa na geladeira e reaqueça no dia seguinte, quando ficará ainda mais gostosa.

. Para uma textura granulada, experimente acrescentar 55 g de cevada aos legumes, assim que estes amaciarem, antes do caldo e dos tomates.

. Junte 1 dente de alho picado e 2 colheres de alcaravia (cominho-armênio) com as cebolas.


Redação Mundo Alérgico

Fonte: Livro – Vegetais Vitais, Seleções do Reader’s Digest (Coma Bem, Viva Melhor, 2002 – Rio de Janeiro)

Imagem: Imagens de alimentos criadas por Bearfotos – Freepik.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *