home Entenda Anafilaxia e choque anafilático: saiba como enfrentar

Anafilaxia e choque anafilático: saiba como enfrentar

A anafilaxia é a reação mais grave de uma alergia, manifestando-se de forma rápida e produzindo no corpo do indivíduo atingido, reações graves que podem levar a um choque anafilático e causar até a morte do paciente.
Segundo a ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a “anafilaxia é uma reação alérgica sistêmica, grave e rápida desencadeada geralmente por uma substância, chamada alérgeno, e se caracteriza pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação sanguínea, acompanhada ou não de edema da glote e urticária. A reação anafilática pode ser provocada por quantidades minúsculas da substância alergênica. O tipo mais grave de anafilaxia — o choque anafilático — pode ocasionar a morte caso não seja tratado”.

A adrenalina autoinjetável é o único medicamento que pode interromper o choque anafilático, mas não está à venda no nosso país. Há movimentos junto aos órgãos competentes no sentido de trazê-lo para cá, ou sensibilizar às empresas produtoras, para que o façam por aqui.

Por enquanto, o atendimento médico de urgência é a melhor alternativa e, também, a consulta periódica a um médico especialista, no caso de pacientes portadores de alergias.

Matérias relacionadas:

Conheça a anafilaxia, a reação alérgica mais grave

Observação: Matéria reeditada em 03OUT19 com retirada de link para vídeo ASBAI.


Fonte: Redação Mundo Alérgico
Imagem: youtube.com (ASBAI)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *