home Notícias Cerveja: uma preferência nacional

Cerveja: uma preferência nacional

Cerveja: uma preferência nacional – A cerveja é uma das bebidas com teor alcoólico mais consumida em todo o mundo. Entre nós, brasileiros, tornou-se há muito tempo uma preferência nacional. Está presente em toda comemoração, festa, encontro de amigos, happy hour ou qualquer ocasião feliz.

Isto pode se tornar um problema se você tem sensibilidade ao glúten. Ter reações alérgicas à cerveja pode ser bem desagradável. Momentos de prazer podem vir acompanhados de náuseas, diarreia, dor de cabeça e outros sintomas. Eles podem variar de indivíduo a indivíduo..

 

Componentes da cerveja

 

A cerveja tem como componentes básicos: água, malte de cevada (que é uma fonte de amido – precisa ser sacarificado – e após este processo, ser convertido em álcool e dióxido de carbono), além de uma levedura de cerveja – que produzirá a fermentação e o lúpulo.

Para a pessoa sensível ao glúten o problema encontra-se na cevada, e mesmo, em algumas cervejas que podem ter em sua composição, o trigo. Felizmente já existem marcas de cervejas estrangeiras à venda no Brasil, com baixo teor de glúten (ou seja, abaixo de 20 partes por milhão – 20 ppm), que é um padrão aceito como glúten free na maioria dos países, com exceção dos EUA. E, principalmente, já temos cervejas fabricadas por aqui e livres do glúten.

 

cerveja-brasileira-300817

Entre as mais conhecidas podemos citar a Lake Side e a Germânia, a primeira do tipo Lager e a segunda, Pilsen. Há outras marcas, e até oferta de chopp sem glúten. O importante é, ao consumir, prestar atenção sempre no rótulo do produto, afinal todo fabricante precisa mencionar se seus produtos são Sem Glúten ou não.

 


Atualizado em 19Fev21

Fonte: RMA

Imagem: Freepik.com


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *