home Receitas Quiche Lorraine

Quiche Lorraine

A torta, Quiche em dialeto, do alemão, é um prato típico da Alsácia e Lorena, região localizada na fronteira de França e Alemanha. O termo acabou por ser absorvido pela língua francesa (e por sua culinária), acrescentando um toque de sofisticação a esta receita. Nossa sugestão refere-se a Quiche de alho-poró.

SEM GLÚTEN SEM LACTOSE SEM CASEÍNA

Ingredientes para 4 pessoas.

 

350 g de massa folhada (pronta)*

80 g de queijo parmesão ralado **

6 alhos-poró

150 ml de creme de leite ***

2 ovos

2 batatas

1 abobrinha

50 g de manteiga ****

Noz-moscada

Azeite de oliva extravirgem

Sal

Pimenta-do-reino

 

Modo de fazer

Prepare os alhos-poró, lavando-os, retirando as folhas verdes mais grossas, deixando uma pequena parte delas e em seguida, cortando-os em rodelas finas.

As abobrinhas devem ser lavadas e suas pontas descartadas. Depois, corte-as no formato juliana (semelhantes à batatas palha).

Em uma frigideira antiaderente derreta a manteiga. Refogue os alhos-poró, as batatas e metade das abobrinhas. Adicione um pouco de água, temperando tudo com uma pitada de sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz moscada. Cozinhe por cerca de 15 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Prepare os ovos em uma tigela, batendo-os junto, com creme de leite e o queijo ralado. Aplique o conteúdo sobre os legumes, misturando tudo delicadamente.

Em forma de fundo falso (20 a 22 cm de diâmetro), revestida de papel manteiga, abra a massa folhada forrando o recipiente.

O recheio deve ser distribuído uniformemente sobre a base de massa. Com o resto da abobrinha salpique sobre o conteúdo disposto na forma.

Asse a quiche em forno preaquecido a 200° C por 40 minutos.

Sirva ainda quente.


Faça as substituições necessárias se você quer a receita sem glúten, sem lactose e/ou sem caseína. Os produtos que você utilizar para este fim, devem ter indicação clara em seus rótulos da ausência de alérgenos.

 

* Veja receita de massa folhada sem glúten aqui.

** Para a receita sem lactose e sem leite utilize o queijo parmesão sem lactose e sem caseína, já disponíveis no mercado.

*** Utilize creme de leite sem lactose

**** Utilize manteiga sem lactose (ghee) ou margarina vegetal (sem proteína do leite)


Fonte: Redação Mundo Alérgico
Imagem: Freepik.com/Martina Frietsch

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *