home Alergias, Notícias Um aliado essencial nas dietas sem glúten

Um aliado essencial nas dietas sem glúten

Um aliado essencial nas dietas sem glúten, o arroz é presença constante na cozinha brasileira. Ele tem números impressionantes por ser o segundo cereal mais consumido no mundo. Além disso, é o terceiro mais produzido perdendo apenas para o milho e o trigo. Para as dietas especiais, o arroz pode ser encontrado como bebida (leite de arroz) ou em farinha, largamente produzida pela indústria nacional.

Esta planta, originária da Ásia principalmente foi trazida ao Brasil pelos portugueses. As primeiras sementes chegaram no século XVI vindas de Cabo Verde. No entanto, havia em nossas terras um tipo de arroz braço, o abatiapé, conhecido pelos indígenas.

O arroz é constituído por 7 espécies, espalhadas pelo planeta (*).  No Brasil classifica-se o arroz de acordo com a porcentagem de grãos inteiros ou não. O tipo 1 tem maior quantidade de grãos inteiros sendo considerado o melhor. O tipo 2 tem uma quantidade maior de grãos quebrados, existindo outros tipos com quantidades maiores de grãos inteiros ou não.

Beneficiamento

A indústria brasileira faz o beneficiamento em 4 tipos de arroz: polido, integral, malequizado e parboilizado. Suas características são:

  • Polido: Descascado e branco, com grãos longos e finos, o arroz passa por um processo de polimento. Durante este procedimento o arroz perde a maior parte de seus nutrientes.
  • Integral: Cereal com grão descascado, mas não polido, que conserva a película externa, mantendo a maioria de seus nutrientes. Normalmente este tipo conserva também maior quantidade de agrotóxicos do que o processado por polimento.
  • Malequizado: Arroz macerado com casca, em água fria por alguns dias. Depois é submetido à vapor em alta temperatura, fazendo com que os nutrientes presentes na cutícula sejam transferidos para o interior do grão. Este processo inclui, posteriormente, a retirada das cutículas e do germe.
  • Parboilizado: Tratado com água quente sob pressão, este tipo é o que está mais popularizado entre nós. O processo é semelhante ao malequizado, transferindo os nutrientes da parte externa para a interna do grão.

Variedades

Algumas variedades de arroz são importantes quando se quer variar, e podem ser encontrados no comércio de sua cidade. São eles:

  1. Arbóreo: também chamado de arroz italiano, tem como característica os grãos grossos, redondos e brancos.
  2. Basmati: Cultivado no Paquistão, Índia e Irã, tem grão longo e um aroma e sabor de nozes. Tem como característica ficar molhado sem grudar.
  3. Carolina: Tem grãos grossos de tamanho médio.
  4. Java: Grãos curtos e grossos.
  5. Arroz Selvagem: Encontrado na América do Norte, tem grãos finos, longos e duros, com sabor que lembra um pouco a amêndoa.

Muito fácil de preparar, há incontáveis receitas, salgadas ou doces, quentes ou frias, com os grãos inteiros ou na forma de farinha. Sem dúvida é um cereal indispensável na mesa de todos nós, sensíveis ou não ao glúten.

Observações

  • (*) – As 7 espécies de arroz são: oryza barthii, oryza giaberrima, oryza latifólia, oryza longistaminata, oryza punctata, oryza rufipogon e oryza sativa.

+ Sobre Glúten


Fonte: RMA

Imagem: Freepik.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *