home Radar Influenza: vacina x alergia ao ovo

Influenza: vacina x alergia ao ovo

A aplicação da vacina Influenza em pacientes alérgicos ao ovo precisa de cuidados e de acompanhamento médico, em pacientes que tenham passado anteriormente por anafilaxia, ou por outras reações alérgicas mais significativas.

Sabe-se que a alergia ao ovo é relativamente comum afetando de 2 a 5% das crianças em idade pré-escolar, segundo dados da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Algumas vacinas são confeccionadas usando-se material derivado de ovos embrionados, como no caso da vacina Influenza. Segundo a ASBAI, “o cultivo desta vacina é realizado em fluido alantoide de ovos embrionados de galinha e a quantidade de proteínas do ovo pode variar de 0,2 μg/ml a 42 μg/ml.” Nas vacinas comercializadas atualmente a quantidade de proteína de ovo é menor do que 1,2 μg/ml.

Conclui-se então que o uso da vacina é seguro, mas como medidas de segurança outros fatores podem e devem ser observados, a saber:

  • o teste cutâneo com a vacina não está recomendado;
  • não é necessária a aplicação em doses fracionadas;
  • a conduta recomendada é a aplicação da vacina em dose total, com a assistência médica adequada e em ambiente preparado para socorro de possível anafilaxia;
  • recomenda-se observar o paciente por 30 minutos e utilizar vacinas com conteúdo de ovoalbumina menor de 0,7 mcg/0,5 ml;
  • recomenda-se também que, como para qualquer outra prática de imunização, a equipe e o local de aplicação estejam preparados para reconhecer e tratar possíveis reações adversas.

 

Estas são as recomendações do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis no Manual de 2014, endossadas no Guia de Imunização ASBAI/SBIm 2015-2016 embasadas também em documentos da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, Colégio Americano de Alergia e Imunologia e da Academia Americana de Pediatria.


Fonte: STATEMENT ASBAI – POSICIONAMENTO da ASBAI em relação à aplicação de Vacina Influenza em pacientes alérgicos ao ovo – 26092016 /Redação Mundo Alérgico
Imagem: Freepik.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *