home Miscelânea, Notícias Cuidados para viajar bem

Cuidados para viajar bem

Os cuidados para viajar bem devem ser observados para quem tem algum tipo de restrição alimentar, alérgico, sensível ou intolerante. Estamos na estação do verão, e embora as principais datas já se passaram viajar é sempre atraente. Conhecer novos lugares, visitar a família ou simplesmente relaxar em algum lugar bonito faz a preferência de muita gente.

Estamos, não podemos esquecer, em plena pandemia. Além dos cuidados com o “corona vírus”, deve-se fazer qualquer deslocamento em segurança. Seja qual meio de transporte você escolher, verifique os protocolos de segurança das companhias aéreas e terrestres. Distanciamento social, uso de máscaras estão na ordem do dia.

Para que tudo dê certo e funcione da melhor maneira possível, planejamento antecipado é fundamental. Isto vale se você é DC (doença celíaca), APLV (alergia à proteína do leite de vaca – caseína), intolerante à lactose. Ou se você é sensível ao glúten ou tem alergias diversas (água, alimentos, bronzeadores e protetores solares etc.).

Alguns cuidados para sua viagem

Listamos abaixo algumas dicas que podem ajudar você a ter uma viagem tranquila:

  • Antes de viajar faça uma pesquisa relativa a quais hotéis e pousadas oferecem alimentação sem glúten, sem lactose ou àquelas que você sabe que não pode consumir.
  • Se possível, fale com o chefe de cozinha ou nutricionista do estabelecimento. Quando possível, já no local, peça para ver como os alimentos são preparados. Nem todos os lugares permitirão, mas se você explicar sua condição, normalmente, você será bem atendido.
  • Alguns restaurantes já disponibilizam seus cardápios em suas páginas na internet. Isto permite que você escolha, antes de sair de casa ou de onde estiver hospedada ou hospedado, opções de refeições. Importante lembrar que nem todos os ingredientes são listados nestas publicações. Muitas vezes um tempero pode conter a substância que você não deve consumir.
  • Restaurantes tem horários em que estão mais cheios o que pode tornar mais difícil este tipo de investigação. O chefe de cozinha ou quem manipula os alimentos pode ter dificuldades de responder suas questões com a calma necessária. Se possível pesquise em horários intermediários, explicando ao profissional que lhe atender qual é sua restrição alimentar.

Serviços especializados e os Cuidados para viajar bem

  • Alguns estabelecimentos têm serviços especializados, e podem preparar sua refeição com antecedência. Você pode solicitar, como por exemplo pizzas ou massas sem glúten.
  • Em estabelecimentos que oferecem alimentos por peso ou bifes, escolha, por exemplo, saladas sem tempero. Prepare-as do seu jeito, com os condimentos disponíveis (com limão, azeite, pouco sal etc.). Evite os alimentos com preparações muito elaboradas. Você pode não conhecer todo o processo de seu preparo, nem os ingredientes utilizados.
  • Evite frituras. Elas podem ter sido preparadas com óleo reutilizado, onde tenham sido produzidos alimentos com glúten, por exemplo. Assadeiras também passam pelo mesmo processo, contaminando a preparação de alimentos sem glúten. Elas podem ter sido utilizadas previamente para preparar alimentos com farinha.
  • Evite caldo de carne e molhos que, na maioria das vezes, são preparados com farinha de trigo para engrossá-los.
  • Nos buffets e restaurantes self-service e aqueles que utilizam carrinhos de sobremesa, sua atenção deve ser redobrada. Pratos que não contêm glúten podem ser contaminados por outros, que o contêm, e estão próximos. Alguns clientes podem utilizar o mesmo talher para se servir de pratos com e sem glúten.

Nas viagens, leve junto seus medicamentos. Procure se informar sobre a localização de farmácias e mesmo hospitais próximos do local onde ficará hospedada ou hospedado.

A mesma atenção deve ser disponibilizada quando viajar com a família. Alimentos podem ser irresistíveis para as crianças. A pesquisa prévia ou a conversa com os responsáveis pelo estabelecimento são aconselháveis nestes casos. Todo o cuidado é sempre indicado, afinal, você quer apenas viajar e aproveitar suas férias sem ter dissabores e contratempos não programados.

Boa viagem!

+ Sobre Viagens


Fonte: RMA

Imagem:  Jan Vašek/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *