home Miscelânea Uma viagem dos sentidos

Uma viagem dos sentidos

Visitar o Mercado Municipal de Curitiba é um mergulho sensorial, uma viagem dos sentidos, cheio de surpresas e de sabores inusitados.  Praça de alimentação, armazéns, empórios, lojas de artesanato, lanchonetes, restaurantes, produtos orgânicos, açougues e peixarias, casas de queijo e tabacarias. Aqui você encontra de tudo, mesmo para os gostos mais exigentes. Produtos importados, lojas especializadas em comida e produtos japoneses, casas de massas congeladas, lojas de bebidas. Além de produtos regionais, especiarias e frutas orientais, azeitonas e azeites, tudo com a melhor apresentação e com um atendimento cortês.

 

Uma viagem dos sentidos

 

Este é um passeio que todos devem fazer, ao menos uma vez, e apreciar a enorme variedade de produtos de mercearia, quitandas e hortifrutigranjeiros. O mercado passou por grandes reformas em suas dependências. Foi transformado de um espaço relativamente acanhado para um moderno conjunto de lojas e dependências bem construídas. Voltadas para atender ao seu principal público: você.

mercado-corredor-frutas

(Imagem: Redação Mundo Alérgico – Corredor de bancas de frutas)

O endereço atual do mercado existe desde 1943. Com a implantação do Plano Agache, do urbanista francês Alfred Agache, quando propôs a construção de um Mercado Municipal. As obras iniciaram somente em 1956 com projeto do Engenheiro Saul Raiz. No dia 2 de agosto de 1958, com a presença do prefeito de Curitiba, Ney Braga, foi inaugurado finalmente o Mercado Municipal de Curitiba.

 

Reformas e transformações

 

Em 1982 começaram as primeiras reformas e transformações, que prosseguiram por cerca de uma década, tendo se encerrado no ano de 1992. Naquela ocasião o prédio do mercado assumiu mais ou menos sua forma atual. A revitalização total do mercado ocorreu em 1998, quando de seu 40º aniversário. Posteriormente novas reformas e ampliações foram iniciadas no ano de 2009. Em fevereiro daquele ano, foi inaugurado o setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba.

Em dezembro de 2012, as obras foram concluídas e entregues.
Com a reforma, o Mercado Municipal ganhou 2.100 metros quadrados a mais e teve reformados outros 9.600 m2, incluindo o estacionamento.

Hoje, o mercado atrai a atenção de turistas e dos moradores de Curitiba, pela qualidade de seus produtos e pelo bom atendimento de seus estabelecimentos. Este é um passeio imperdível na capital paranaense. Cheiros e sabores não serão facilmente esquecidos e atenderão a todos os gostos, de todas faixas de idade, de todas as classes sociais, de todos os brasileiros.

Corredor banca de castanhas, amendoins, grãos.
(Imagem: Redação Mundo Alérgico – Corredor banca de castanhas, amendoins, grãos).

 


Aualizado em 15Fev21

Fonte: RMA

Imagem: Ismail Ali/RMA


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *