home Notícias Saiba mais sobre alergia a medicamento

Saiba mais sobre alergia a medicamento

Saiba mais sobre alergia a medicamento – Assim como as demais alergias, a alergia a medicamento é uma reação do sistema imunológico a algum remédio. Ela pode prejudicar no tratamento da doença para o qual foi prescrito. Os sintomas podem ser leves e até muito graves, e até mesmo fatais em alguns casos.

O diagnóstico acontece pelo histórico clínico do paciente, não havendo como detectar alergia antes do uso. Por isso é importante relatar cada detalhe ao especialista.

 

Reações

 

  • As reações podem variar, sendo as principais:
  • urticária
  • coceira e erupções na pele
  • inchaço em algumas partes do corpo como lábios e olhos
  • sintomas respiratórios como chiado no peito e falta de ar
  • cólicas intestinais, e em casos graves febre e o choque anafilático que pode ser fatal.

 

Algumas pessoas tem reações alérgicas a anestesias ou a qualquer substância usada no próprio ato cirúrgico. É importante nesses procedimentos fazer sempre uma consulta com anestesista e relatar ao médico caso já tenha tido alguma reação alérgica.

 

Tratamentos

 

O tratamento consiste em usar anti-histamínico (antialérgico) de imediato para conter a reação, mas o principal, depois de identificada a alergia, é suspender o uso do medicamento alérgeno. Segundo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) os medicamentos que mais comumente causam alergia são os analgésicos e os anti-inflamatórios, sendo os mais populares dipirona e diclofenaco. E entre os antibióticos está a penicilina.

As alergias a medicamento surgem principalmente pelo uso de remédios sem a prescrição médica, por isso evite se auto medicar, principalmente se já tem algum tipo de alergia. Outra dica é se você já é alérgico, usar alguma identificação para casos de emergência, como algum cartão guardado na carteira indicando a sua alergia, por exemplo.

 


Atualizado e 27Fev21

Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Reprodução


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *