home Notícias Conheça a reação alérgica mais grave

Conheça a reação alérgica mais grave

Conheça a reação alérgica mais grave – A reação alérgica mais grave chamada anafilaxia ou choque anafilático, envolve risco de vida pode causar pânico em muita gente. Mas com as orientações corretas para situações de emergência e cuidados com os alérgenos podem evitar o pior.

Ainda não há como prever se uma pessoa com alergia desenvolverá uma reação anafilática, por isso é importante se atentar aos sintomas quando tiver alguma reação alérgica. Os sintomas de um choque anafilático costumam aparecer rapidamente após a exposição ao alérgeno. Como a reação é rápida e os sintomas avançam em questão de minutos após o início do quadro a situação é considerada grave. Veja no quadro abaixo uma breve explicação:

 

Conheça a reação alérgica mais grave

 

 

choque-anafilatico

Na pele costumam surgir vermelhidão, coceira e inchaço, principalmente no rosto, lábios, olhos; no sistema respiratório pode afetar a garganta havendo inchaço na glote pode ocorrer sufocação, ter falta de ar, tosse, parada respiratória; e no sistema gastrointestinal as reações variam de dor abdominal, vômito e diarreia. Além disso pode ocorrer arritmia, queda de pressão, vertigem, desmaio, etc. Quanto mais sintomas principalmente cardíacos e neurológicos, mais grave é a situação.

anafilaxia-alergia-alimentar

Em caso de anafilaxia é extremamente importante um atendimento médico o mais rápido possível. Neste caso a anafilaxia envolve risco de vida. Para pacientes que já tem histórico de anafilaxia, é geralmente recomendado pelo médico que leve consigo um auto injetor de adrenalina (substância utilizada em muitos casos para controlar a reação), além de uma identificação sobre sua condição de saúde para casos de emergência.

As principais dúvidas devem ser esclarecidas com seu médico. Em caso de presenciar uma reação anafilática ligue imediatamente para emergência.

 


Atualizado em 24Fev21

Fonte: Redação – Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Reprodução


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *