home Entenda Você sabe o que é o adoçante xilitol?

Você sabe o que é o adoçante xilitol?

Você sabe o que é o adoçante xilitol? Ele é um adoçante natural, extraído de plantas como a bétula, o milho, framboesa, ameixa ou produzido industrialmente através de processo que transforma a fibra vegetal xilana em xilitol. O adoçante é tão doce quanto a sacarose, porém, tem cerca de 40% menos calorias.

Além deste fator, uma de suas características é particularmente interessante em uma série de produtos. Por ter elevado calor de solução endotérmico (34,8 cal/g), ele produz uma sensação na boca bastante agradável. Por esta capacidade ele realça o efeito refrescante nos produtos com sabor de menta.

Você sabe onde o adoçante xilitol é utilizado?

O xilitol é utilizado com frequência em uma grande variedade de produtos. Ele é comum como ingrediente em gomas de mascar sem açúcar, também é encontrado em balas, doces, produtos para higiene bucal e em alimentos destinados a diabéticos.

Sua aparência é muito semelhante ao açúcar refinado que consumimos em casa. Graças a essas características é indicado para pessoas com diabetes, sintomas de pré-diabetes e com obesidade.

Entre seus benefícios destaca-se por não causar picos de glicemia ou de insulina. Além de matar bactérias produtoras de placas na boca, fornece alimento para microrganismos bons do intestino.

+ Sobre adoçantes


Atualizado em 02Abr21

Fonte: RMA

Imagem: Freepik.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *