home Notícias Reações provocadas por alimentos

Reações provocadas por alimentos

Reações provocadas por alimentos – Sempre é bom lembrar e estar atento às reações de nosso organismo diante de alimentos que consumimos. Dependendo do que ocorra conosco, nem sempre o alimento que nos faz mal está deteriorado ou mal preparado. Podem ser sintomas de alergias, intolerância e sensibilidade alimentar.

Alergia é uma resposta exagerada de nosso organismo quando ingerimos ou somos expostos a algum alérgeno. Nosso sistema imunológico trata este “invasor” como ameaça reagindo para defender-nos, produzindo uma série de substâncias químicas que provocam os sintomas que caracterizam as alergias.

Na intolerância, nosso organismo tem dificuldade em processar determinados alimentos. Isto ocorre, por exemplo, com a lactose (açúcar do leite), quando o indivíduo intolerante não tem a quantidade suficiente de lactase (enzima digestiva responsável por processar a lactose) para digeri-lo.

A sensibilidade caracteriza-se por reações adversas do organismo diante de algum alimento, como por exemplo o glúten, que está presente em vários cereais (trigo, centeio e cevada), sem se constituir um quadro alérgico ou de intolerância, embora possa ter sintomas semelhantes.

Sintomas das reações provocadas por alimentos

Os principais sintomas são:

  • Dor abdominal
  • Vômito
  • Diarreia
  • Urticária
  • Asma
  • Tosse
  • Anafilaxia

Estes sintomas podem afetar os sistemas respiratório e digestivo, a pele e o sistema cardiovascular. Outros sintomas estão associados a estes, no entanto, se ocorrer com você procure ajuda médica imediatamente. Somente a orientação de um médico alergologista ou profissional de saúde especializado poderá realizar um diagnóstico correto.


Atualizado em 12Fev21

Fonte: RMA

Imagem: Freepik.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *