home Notícias Os animais também podem ter alergia

Os animais também podem ter alergia

Os animais também podem ter alergia – Assim como nos humanos as alergias nos animais também são difíceis de identificar. Mas elas existem e podem ser alergia de pele, respiratória ou alimentar. Os sintomas são parecidos com os nossos, sendo na maioria das vezes reações diretamente na pele conhecidas como dermatite alérgica.

Tanto nos cães quanto nos gatos as alergias se caracterizam por:

  • queda de pelos
  • coceira ou lambedura excessiva
  • mau cheiro na pele mesmo com banho
  • manchas avermelhadas
  • falhas na pelagem ou feridas.

As alergias alimentares podem se manifestar através de vômitos e diarreia. As respiratórias podem manifestar espirros e tosse. Porém essas características podem ser sintomas de outras doenças. Por isso o ideal é consultar um veterinário para avaliar o caso.

A causa das reações alérgicas nos bichinhos podem ser o contato com insetos como pulgas, carrapatos e piolhos, por isso quando desconfiar de alguma alergia o primeiro passo é eliminar qualquer parasita. Outras substâncias como produtos químicos ou de limpeza, medicamentos, fumaça, poeira, fungos e até plantas podem causar reações alérgicas nos animais domésticos.

Os animais também podem ter alergia
O comportamento de seu pet deve ser acompanhado

Causas

As alergias alimentares podem ser causadas por ingestão de carne bovina ou suína, derivados do leite, trigo, soja, conservantes e corantes. Como já visto aqui no site, os cães também desenvolvem intolerância ao glúten. No caso de uma possível alergia alimentar, os donos devem pacientemente eliminar alimentos industrializados da dieta até localizar o  principal alérgeno.

Algumas alergias podem ser tratadas através de vacinas conhecidas como a imunoterapia, e outras somente com eliminação total da substância causadora da vida do animal. Para evitar o surgimento de alergia a sugestão é evitar o contato com alérgenos, pentear diariamente o animal, usar recipiente de vidro ou metal para alimentação, mantê-lo sempre livre de parasitas.

Muitas doenças podem ser confundidas com alergia, então antes de qualquer medicação ou dieta, procure um especialista.


Atualizado em 01Mar2

Publicação anterior em 18Out16

Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes

Imagens: Helena Sushitskaya /Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *