home Ingredientes de Receitas, Notícias Manteiga temperada sem lactose

Manteiga temperada sem lactose

Para se obter nossa manteiga temperada sem lactose utilize a manteiga Ghee como base para a receita.  O resultado você poderá verificar na versatilidade alcançada, pois a manteiga poderá ser usada nas mais diversas ocasiões. As formas de fazê-lo são bem diversificadas, podendo acompanhar pratos especiais, dando aquele toque diferenciado que pode arrancar suspiros. Além disto, a manteiga temperada pode complementar o preparo de carnes ao forno. Utilize-a à vontade para fritar peixes, carnes e legumes. Lembre-se, o uso de determinados ingredientes dará a ela características especiais, podendo ser sem glúten d sem lactose. Experimente a receita!

Manteiga temperada sem lactose

A manteiga fica bem com ervas: manjericão, coentro, alecrim, sálvia ou tomilho. Combina bem com alho, azeitonas, tomates secos, anchovas, pimentas (chilli) e limão com tomilho, e o que sua criatividade quiser experimentar.

Modo de fazer

  1. Deixe um pouco de manteiga Ghee (*) à temperatura ambiente para amolecer.
  2. Os ingredientes que você escolher devem ser picados bem finos e a quantidade dependerá de seu gosto pessoal, lembrando que porções maiores de ervas acentuarão o sabor.
  3. Os ingredientes devem ser misturados à manteiga.
  4. Com uma espátula, raspe a mistura colocando-a sobre uma folha de papel-manteiga.
  5. Enrole a folha de papel, dobrando as laterais e molde até obter um tubo uniforme. Leve à geladeira.
  6. No congelador ela se conserva por 60 dias.

Dicas e sugestões

  • (*) – A manteiga Ghee é uma manteiga clarificada, muito utilizada na Índia, livre de toxinas do leite, sem glúten, sem lactose e sem conservantes. Há no mercado várias marcas de boa qualidade, com sal ou sem sal (algumas utilizam o sal rosa do Himalaia). A manteiga Ghee substitui a manteiga convencional, bem como a margarina, sendo a melhor gordura para cozimento de alimentos em alta temperatura.
  • A manteiga pode ser produzida em casa, mas neste caso ela sempre terá traços de lactose, não eliminados totalmente no processo. Preferimos a manteiga Ghee industrializada, que passa por um procedimento mais confiável na eliminação da lactose. No entanto, ela não é isenta da proteína do leite (caseína) e alérgicos com APLV não devem consumi-la.

Atualizado em 10Jun21

Publicado originalmente em 23Ago17

Fonte: RMA

Imagem: RitaE/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *