home Alergias, Notícias Conheça a imunoterapia e a dessensibilização alimentar

Conheça a imunoterapia e a dessensibilização alimentar

Conheça a imunoterapia e a dessensibilização alimentar – Sabemos que as alergias não tem cura. A boa notícia é que existem tratamentos que podem deixar a rotina dos alérgicos mais confortável e amenizar os sintomas. Enquanto a principal indicação é evitar o contato com a substância alérgena algumas opções de tratamento apresentam a ideia contrária. É o caso da imunoterapia e da dessensibilização alimentar, que reduzem os riscos de reações graves.

Imunoterapia

A imunoterapia é um dos métodos mais conhecidos e eficazes principalmente no tratamento de alergias respiratórias ou picadas de inseto. Essa técnica é conhecida também como vacina para alergia, pois consiste em aplicar através de vacinas uma dose leves e crescentes do alérgeno a qual o paciente é sensível durante um período, acompanhando a evolução até que não haja mais reação ao alérgeno.

Segundo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) o objetivo deste tratamento é impedir reações alérgicas graves. Entre elas a anafilaxia e também as inflamações causadas por reações alérgicas de longa evolução. Deve-se mencionar também a rinite alérgica e da asma brônquica. Para a associação a imunoterapia é indicada para pessoas com sensibilidade:

  • ao pólen,
  • ácaros,
  • fungos, poeira doméstica e venenos de insetos.

Entretanto não é indicada para casos de alergia por contato ou alimentar. O diagnóstico correto e o acompanhamento médico constante são fundamentais para a eficácia do tratamento, que pode durar até 5 anos.

Dessensibilização alimentar

Uma alternativa para os alérgicos alimentares que ainda é bastante estudada por pesquisadores é a dessensibilização alimentar. Um tratamento que semelhante a imunoterapia, consiste em inserir doses mínimas e crescentes do alérgeno na dieta do paciente com intervalos regulares, até que o organismo se torne tolerante. Esse procedimento é utilizado principalmente em alérgicos ao leite, ao ovo e ao trigo e segundo a Asbai deve ser realizado por um médico especialista e em ambiente hospitalar para possíveis reações graves e em hipótese alguma deve ser feito sem acompanhamento ou em casa.

Este tratamento é indicado para alergias alimentares persistentes, que comprometem o risco de rações no dia-a-dia, já que a maioria das alergias desaparecem a medida que as crianças crescem. A técnica não cura a alergia, e para manter a tolerância ao alérgeno o contato deve ser constate, e não se deve interromper a ingestão do alimento, pois as reações alérgicas podem voltar. Consulte um médico alergista para saber mais detalhes desses tratamentos e saber se algum deles é indicado para o seu caso.

+ Sobre Alergias


Atualizado em 25MAI2022

Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Engin Akyurt/Pexels


9 comentários em “Conheça a imunoterapia e a dessensibilização alimentar

  1. Olá onde posso conseguir esse tratamento de Dessensibilização alimentar gratuito, para meu filho que tem 29 anos, e o qual possa ser alérgico ao leite de vaca e seus derivados ou APLV .
    Faz tempo que busco informações para esse tratamento, mas sem condições financeiras de arcar com consultas particulares e outros.
    Por favor quem puder me ajudar, ficarei imensamente grata!

  2. Meu filho caçula é alérgico a leite, milho e mamão. Ele faz 5 anos agora em junho e quero fazer a dessensibilização alimentar. Onde esse tratamento é feito no Rio de Janeiro?

      1. Laura existe aqui no Rio vc já conseguiu se ñ conseguiu entre em contato Carol secretaria de uma clínica q faz esse tipo de tratamento estou tratando minha filha lá (21)984779836

    1. Olá, não temos em nossos registros médicos alergologistas ou alergistas especializados em dessensibilização em Teresina. Você pode tentar obter essa informação junto à ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), na diretoria regional de Teresina no Tel.: (86) 3233-4700.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *