home Alergias Alergia às frutas cítricas: o que você precisa saber

Alergia às frutas cítricas: o que você precisa saber

Alergia às frutas cítricas: o que você precisa saber – ela não é diferente de outras alergias alimentares. Seus sintomas são idênticos e as causas do mesmo tipo, referindo-se à incapacidade do organismo em processar uma determinada proteína presente na fruta.

A alergia ou intolerância às frutas cítricas têm, como características:

  • Sintomas digestivos: diarreias, vômitos, obstipação e cólicas;
  • Sintomas respiratórios: tosse, rouquidão, chiado no peito;
  • Sintomas cutâneos: urticária, coceira e eczema;
  • Reações anafiláticas: que ocorrem em vários órgãos ao mesmo tempo e que podem ser fatais.

Não há tratamento imediato para este tipo de alergia ou intolerância, a não ser tratar dos sintomas, normalmente com o uso de anti-histamínicos. No entanto, a atitude mais indicada é a eliminação da fruta do cardápio da pessoa.

As frutas cítricas são divididas em variedades de laranjas, limões, tangerinas e alguns frutos híbridos como pomelos. Estes também chamados de laranja-natal [citrus máxima, cimboa ou confundida com a laranja doce comum], tangelo (ou tângera, tanja ou tânjara – é um citrino, híbrido de tangerina com toranja).

Famílias mais conhecidas

As famílias mais conhecidas são:

  • Citrus sinensis: laranjas doces [laranja lima, piralima, hamlim, baia, baianinha, rubi, westin, pera, natal, valência e outras].
  • Citrus reticulata: rangerina cravo e tangerina poncã.
  • Citrus aurantifolia: limão galego.
  • Citrus latifólia: limão taiti.
  • Citrus limon: limão siciliano.
  • Citrus paradisi: pomelo.

As frutas cítricas fazem parte das frutas ácidas sendo:

  1. Frutas ácidas: abacaxi, caju, tangerina ou mexerica, jabuticaba, laranja, limão, romã, nêspera, ameixa, cidra, lima, marmelo etc.
  2. Frutas semiácidas: caqui, maçã, maracujá, manga, goiaba, pera, pêssego, uva, morango, carambola etc.

Importante destacar que as frutas cítricas são aquelas que possuem ácido cítrico. São ricas em vitamina C. Muitas vezes estas características fazem com que as pessoas se  confundam. Classificam qualquer fruta que contém vitamina C como contendo também o ácido cítrico. Por exemplo o açaí, rico em vitamina C, tem ácido cítrico. Mamão, acerola, entre outros, são ricas em Vitamina C mas não contém ácido cítrico.

Há registros de pessoas com alergia ou intolerância às frutas cítricas e que as eliminam de sua dieta, precisarem de reposição de vitamina C.

Para saber qual é o seu caso consulte um médico alergologista. Através de exames disponíveis hoje em dia, pode-se chegar a um diagnóstico exato de sua condição e tratamentos podem ser iniciados.

Tratamentos

Alguns hospitais e clínicas já utilizam como tratamento, a reinserção do alimento na dieta, em pequenas doses, com acompanhamento médico, para aumentar a tolerância ao alimento em questão. Outra boa prática é a adoção de um diário onde devem ser anotadas as reações aos alimentos e possíveis sintomas que possam surgir, como também, a leitura cuidadosa do rótulo dos produtos que vai consumir para saber sua composição e se pode fazer mal ou não.

Toda informação vai auxiliar o médico em seu diagnóstico. Automedicação não deve ser utilizada. Busque sempre a orientação especializada.


Mais Lidas de 01JUN a 30JUN2022

Fonte: RMA

Imagem: Freepik.com


41 comentários em “Alergia às frutas cítricas: o que você precisa saber

  1. Tenho alergia a laranja. Mexeriga e pokan nao tenho alergia. Se eu ingetir laranja ou suco ou ate mesmo fanta laranja fico 3 dias como se estivesse com pneumonia. Fico de cama. Dor no corpo todo e todos os sintomas da pneumonia. Quando era jovem tive umas 20 vezes comeco de pneumonia., segundo os médicos que me atendiam. Só depois de anos vim descobrir que era a laranja. Hoje tenho 56 anos. Não consugo laranja. Nem bala de laranja. MARTA

  2. Comi 1 pacotinho de balinhas de laranja fui parar no hospital e tive edema de gróti fiquei uma semana sem conseguir falar depois deste episódio uma simples laranja já me infeccionada toda a garganta.

    1. Eu me tornei alérgica a abacaxi há uns 10 anos, e hoje descobri que sou alérgica também a limão, depois de tomar suco dele por uns quatro dias seguidos.

  3. Tenho alergia a tudo que é ácido ou cítrico, sendo que as reações que me causam são os sintomas cutâneos! Além das frutas, tenho que evitar: vinagre, vinhos, cervejas e refrigerantes!

  4. Meu marido não pode comer quase nada cítrico, as reações são orais língua, lábios com tomado de bolhas que depois se transformam em aftas horríveis.
    Que médico devemos procurar para saber que alergia de fato é .Obrigada

  5. Boa tarde, diferente de vcs tenho alergia e o pior não sei o que é que provoca, já fiquei até 30 dias comendo somente comida de milho, no entanto, só diminuiu, mas não parou, se ficar 3 dias sem tomar um antialérgico volta os sintomas, parece até que tenho alergia ao oxigênio que respiro, se alguém tiver alguma experiência que possa me ajudar desde já agradeço.

    1. Olá já me senti assim. Mais de anos sofrendo. Fiz o exame de especifico IGG fundo mediterrâneo. Foram verificado 109 substância. Faço tratamento com uma Alergologista E uso homeopátia. Aqueles outros exames de pontinhos no braço o de 24 nas costa não é tão esclarecedor.
      Estou muito confiante que minha vida mudará.

  6. Eu sou alérgica a limão , maracujá, gengibre, acerola ,tamarindo e recentemente me sentir mal com laranja os sintomas são de falta de ar ,pressão baixa e desmaia eu sofro muito pois minha vida social é bem agitada e os restaurantes usam muito limão vivi passando mal

  7. Olá… Minha garganta dói por alguns dias quando como tomate ou batata frita ou bebo suco de laranja não observei mais nada de sintomas , isso seria alergia ???

    1. Olá. Não há como afirmar se é alergia. O melhor modo seria você documentar cada evento, anotando os alimentos ingeridos e as reações que provocaram. Depois, de posse destas anotações, ou ainda enquanto os sintomas estiverem presentes, procurar um médico especializado (alergologista). Somente ele, após exames e testes específicos poderá diagnosticar seu caso. Obrigado por entrar em contato conosco.

  8. Olá minha filha comeu catchup, bastante,deu reação ela ficou com a boca toda cheia de aftas, depois disso qualquer alimento ácido da um monte de brotoejas no queixo as vezes no buço. Será que é alergia?

    1. Olá. Os sintomas apresentados podem ser de alergia, no entanto, somente o exame por um profissional competente (alergologista ou médico) poderá apontar um diagnóstico correto. Se os sintomas persistirem ou se voltarem a ocorrer procure orientação médica. É importante também deixar de consumir o produto (catchup) temporariamente.

  9. Eu tenho muitas intolerâncias à várias coisas. Descobri com a realização de um exame de sangue chamado A200. Testa 209 tipos de alimentos. Infelizmente é um pouco caro e não está disponível no serviço de saúde pública.

  10. Eu tenho alergia ao ácido cítrico, não posso comer nenhuma fruta ácida e algumas das semiácidas também não tolero. Minutos depois de comer minha língua começa a inchar, fico com o rosto e pescoço vermelhos (e coçando) e começo a pigarrear. A única solução foi a retirada dos alimentos da dieta e anti-histamínico quando necessário.
    Os alimentos com o acidulante ácido cítrico dão uma reação mais leve e tolerável, então consigo consumir com moderação (mas ando sempre com o anti-histamínico na bolsa, pra garantir).

  11. Meu problema, é quando eu tomo o suco do limão, minhas mão dão inchaço e enchem de pequenas bolhas que coçam muito, e fica assim por quase uma semana, e eu adoro limão! haHa

  12. desde meus 16 anos que sofro qd como frutas a ex : laranja, limao e abacaxi qd tomava o suco e chupava laranja na hora meus labios coçavam , inchavam e feriam …e fui crescendo sem saber o que era. aos 19 anos uma medica falou que era alergia a citrico . fiquei sem consumir essas frutas e voltei depois de 4 anos a consumir as frutas moderadamente. hj aos 36 anos voltou a aparecer por consumir o suco de limao e laranja.

  13. Oi tenho alergia a laranja e meus filhos também amortece a língua se tiver em um lugar não sei voltar p casa o mesmo acontece com meus filhos e uma dor de cabeça insuportável

  14. Eu tinha uma coceira nas pálpebras que não passavam, até quando fui encaminhado para a alergo e fiz o teste, deu alergia a cítrico. Eu adorava tomar suco de laranja pela manhã e hoje em dia não posso mais. Aboli laranja, limão, molho de tomate, vinagre… Refrigerante eu consigo tomar qualquer um de cola, suco eu bebo de manga e tem que ser raramente rs, água de coco não me dá coceira e nem suco de uva verde/branca. Quando eu acabo ingerindo algum cítrico, a coceira passa a ser nas costeletas, bochechas e pálpebras.

  15. Tenho alergia ao limão. Quando ingerido inflama as palmas das mãos e dos pés. Aí começa descascar. O processo demora aproximadamente 15 dias até a troca da pele. Se alguém me indicar um remédio que interrompa este processo fico agradecido porque é horrivel.

  16. No mesmo dia ,consumi um suco de laranja com couve, fórum bolo de cenoura com suco de laranja,em seguida fiz um doce de laranja da terra.Provei o bolo,e o doce de laranja da terra. .Isto no decorrer do dia. A noite senti minha barriga dando voltas. Estudada parecia que eu ia implodir. Me deu um diarreia. Em s3guida comigo. Só saiu ospedacinhos da laranja. Desde esse dia,ao ingerir laranja publicado adormece a boca e da mal estar.

  17. Tenho 28 anos e só agora que observei que tenho uma leve alergia a laranja e abacaxi. Sou viciado em suco de laranja.

    Hoje tomei muito soco de laranja na janta e minha língua bolhou, ardeu e parecia que tinha sido cortada. As gândulas da língua ficam inflamadas, principalmente algumas específicas. Depois de 30 min que melhoro. Isso sempre aconteceu, mas hoje que percebi que é a laranja.

    O abacaxi também dá isso, mas ele afeta a boca toda e fico com a língua ardida por dias. Fico com a sensação de como se ela estivesse cortada.

  18. Oi, bom dia
    Tenho algumas intolerâncias, e a laranja é uma delas, meu filho está passando um quadro que acredito ser intolerância a laranja também. Só gostaria de saber se alguém já teve febre durante o período de inflamação?!!

    1. Bom dia, não temos nada registrado quanto à febre quando da alergia aos cítricos, no entanto, para uma melhor orientação não deixe de consultar um especialista (médico alergologista). Os sintomas mais comuns e frequentes são: Sintomas digestivos: diarreias, vômitos, obstipação e cólicas;
      Sintomas respiratórios: tosse, rouquidão, chiado no peito;
      Sintomas cutâneos: urticária, coceira e eczema. Uma boa prática é você e seu filho não consumirem a fruta até terem certeza de que é ela que provoca o desconforto. Consulte um especialista!

  19. Tenho 43 anos e há 13 anos percebi que tenho alergia a cítrico, tudo que contém ácido cítrico me causa inflamação nas juntas e a dor é insuportável só alivia com anti-flamatorio!!

  20. Oi descobri que quando descalço frutas ,me da alergia na mão, se como não acontece nada. Mas tenho feito muita salada de fruta e minhas mãos coçam e fica chei de bolhinha

  21. Tenho alergia (intolerancia) a vários alimentos, por ultimo descobri que tenho alergia a frutas citricas. tive um derrame ocular e descobri que foi causado por alergia a umbu, pois quando comi novamente ocorreu outro derrame ocular.

  22. Tenho alergia a limão laranja e tangerina desde 2008!
    Se eu ingerir quais quer uma através de suco ou chupar a fruta,meus olhos dão 3 calombos na pálpebra,coçam muito e logo depois eles incham por completo!
    O engraçado é que o limão,eu expremo nas carnes(porco e frango) quando grelhados ou fritos não me causam alergia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *