Quais cuidados devemos ter quando vamos ao dentista é uma preocupação constante em todas as pessoas que precisam de serviços odontológicos. Desde muito cedo, campanhas de higiene e cuidados com os dentes são recorrentes há muito tempo. Por isso a atenção deve ser redobrada quando necessitamos de alguma intervenção, quer seja para nós ou para alguém de nossa família, crianças, jovens ou adultos.
Os alérgenos podem afetar a qualquer um que tenha predisposição genética, ou na presença de algum antígeno, desencadeando reações imediatas ou logo após a medicação e que, dependendo do caso podem chegar até a anafilaxia.
Para conhecermos um pouco mais esta questão entrevistamos a Dra. Yasmin Ziad Ismail (*), que nos esclareceu acerca de alguns procedimentos em consultórios odontológicos, respondendo ao nosso questionamento central.
Quais cuidados devemos ter quando vamos ao dentista
RMA – Você tem pacientes com alergia alimentar?
– Sim, tenho
RMA – Quais os tipos de alergia mais comum?
As alergias mais comuns são alimentares, corantes, medicamentos, insetos, látex, produtos de cosméticos e inalatória.
RMA – Existe risco para paciente alérgico, quais são os riscos? (metilparabeno)
– O metilparabeno é um conservante de alimentos, de cosméticos e medicamentos. Presente nos alimentos enlatados, como atum, sardinha, ervilha, milho, creme dental, entre outros. Ele está presente no anestésico local usado pelo dentista, mas é muito baixa a incidência de alergia de anestésico, segundo a literatura apenas 1℅ da população possui alergia dessa substância. Para evitar riscos o cirurgião-dentista tem que realizar um bom exame clínico investigativo de alergias.
RMA – Quais os procedimentos necessários para esse tipo de paciente?
– Depende se o paciente já teve reação alérgica. Primeiro tem que saber qual substância, pois existe uma gama de anestésicos para utilizar. Se o paciente tem histórico de alergia e ele não sabe informar qual anestésico tem alergia o cirurgião-dentista deve encaminhar ao alergista/infectologista para realização de teste alérgico, preconizando nos atendimentos antes do atendimento uso de anti-histamínico (antialérgico) e após atendimento para evitar choque anafilático. Importante salientar que há pacientes alérgicos a látex (borracha da luva) que pode ser confundido com a anestesia.
RMA – Para pacientes alérgicos, como funciona a higienização e o compartilhamento dos instrumentos odontológicos?
A higienização é a mesma não interfere na alergia e sim o tipo de material/medicamento utilizado de escolha.
+ Sobre Alergias a medicamentos
- Remédios manipulados auxiliam tratamento de alérgicos e intolerantes
- Anafilaxia e choque anafilático saiba como enfrentar
Fonte: RMA
Imagem: RMA
(*) Dra. Yasmin Ziad Ismail, CRO-PR 2323634 (Dentista pelas Facudades Metropolitanas Unidas-FMU
Olá, estou preocupada meu filho tem 12 anos,ele tem 3 dentes com pequenas cárie, e ele tem alergia a soja,medicamentos dipirona paracetamol e vários outros, ovo ,leite , o que devo fazer ,não tenho dinheiro pra pagar uma consulta com um especialista, será se eu dar desloratadina 1 Hora antes da anestesia evita?
Para sua orientação, obtivemos a seguinte instrução, com assessoria especializada, sobre a sua dúvida: “Se são pequenas as vezes ė possível fazer a remoção das cáries sem anestesia. Ė muito raro alergia de anestésico é menos de 1% da população. Ė interessante fazer uso de antialérgico antes dos procedimentos. O mais importante, avisar o profissional para ele fazer o uso do anestésico adequado para a situação. Teria risco se ele tivesse alergia a enlatados. Ė interessante fazer consultas periódicas a cada 6 meses ao dentista, pois ė o tempo de ocorrer uma nova cárie, assim evita anestesia pois diagnostica no início da cárie evitando anestesia e fazer uma adequação na dieta diminuindo doces e salgadinhos caso a criança tenha vontade comer junto com as refeições e escovar os dentes em seguida”.
Onde posso fazer o exame para descobrir qual anestesia tenho alergia ?
Tive uma reação em um procedimento em 2016 e desde então não consigo atendimento por não saber qual anestesia usar
Agradeço a ajuda
O profissional de saúde que pode te ajudar é o médico alergologista. Ele fará os exames e testes necessários para verificar qual substância te faz mal.