Este prato é absolutamente perfeito para o fim de semana, especialmente para o almoço de domingo em família ou com amigos. O preparo completo leva cerca de 3 horas, por isso é fundamental reservar esse tempo com antecedência para garantir que tudo saia como planejado. Apesar de exigir paciência, o resultado final é incrível e compensa cada minuto dedicado ao preparo, proporcionando uma refeição saborosa e memorável para todos.
Ingredientes
- 1 frango de tamanho médio
- 3 colheres de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta
- Fatias finas de bacon ou toicinho defumado
- 1 garrafa pequena (300 ml) de cerveja clara sem glúten
Modo de fazer
- Corte o frango em pedaços. Prepare uma vinha d’alhos (*) com o vinagre, o óleo, o alho, o sal e a pimenta. Deixe o frango nesse tempero durante 1 hora, no mínimo, para agregar sabor.
- Enrole cada pedaço de frango numa fatia de bacon e prenda com um palito.
- Arrume os pedaços de frango numa forma refratária. Regue o conteúdo com a vinha d’alhos e despeje a cerveja. Leve ao forno quente para assar, até dourar cerca de 2 horas). Retire os palitos e sirva.
Observações
- Rendimento de 4 a 6 porções
- Tempo de preparo de 3 horas.
- A cerveja não deve estar gelada.
- (*) A vinha d’alhos é uma marinada típica de Portugal, que deu origem a um prato da culinária da Índia, o vindalho. Vinha d’alhos, como o nome indica, é feito basicamente de vinho, ou como nesta receita, com vinagre e alhos, mas contendo sempre sal e, muitas vezes, outros temperos, tais como o cominho e o colorau.
- Se preferir, em vez de deixar o frango na vinha d’alhos, você pode temperá-lo na hora com ingredientes prontos como “fondor”.
- O tempero fondor e a cerveja devem ser produtos sem glúten.
Autor: ReMA
Imagem: https://pixabay.com/users/pixel1-336525/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1005314 – pixel1/Pixabay
