home Entenda, Notícias Doença Celíaca é a intolerância ao glúten

Doença Celíaca é a intolerância ao glúten

Doença celíaca é a intolerância ao glúten, proteína presente na maioria dos alimentos consumidos pela população na atualidade. O glúten está presente no trigo, cevada, centeio e aveia.

Dois fatores são preponderantes para a pessoa ser celíaca:

  • Predisposição genética, isto é, nascer com chance de desenvolver esta intolerância;
  • Consumir alimentos que contenham glúten. Esta intolerância é para a vida toda. Acontece, principalmente porque o glúten danifica o intestino delgado e com isso prejudica a absorção dos nutrientes dos alimentos.

Os sintomas da Doença Celíaca podem surgir em qualquer idade. Os alimentos com glúten, em geral, são introduzidos na dieta da criança a partir dos 6 meses. Depois de meses ou anos após esta introdução, os sintomas da DC se iniciam e podem variar de pessoa para pessoa.

Sintomas da doença celíaca

Assim, o indivíduo com Doença Celíaca pode apresentar apenas um único sintoma ou vários sintomas, que estão descritos a seguir:

  • Forma Clássica: diarreia crônica (que dura mais de 30 dias), dor de barriga, barriga inchada, humor alterado (irritabilidade ou apatia), perda de apetite, desnutrição, anemia, vômitos, emagrecimento ou pouco ganho de peso, atraso no crescimento.
  • Forma Atípica: osteoporose, hipoplasia do esmalte dentário (manchas no dente) , dor nas juntas ou inflamação nas juntas (artrite), intestino preso, ciclo menstrual irregular, esterilidade, abortos de repetição, problemas neurológicos como ataxia (anda como se fosse uma pessoa bêbada); epilepsia, que pode estar associada com calcificação no cérebro; neuropatia periférica, doença muscular, problemas psiquiátricos, como depressão e esquizofrenia, autismo, aftas (úlceras na boca que se repetem frequentemente).

Algumas pessoas tem maior risco de apresentar a doença celíaca: os familiares de primeiro grau dos celíacos, aqueles que apresentam síndrome de Down, síndrome de Turner, doença de Williams, aqueles que apresentam doenças autoimunes como diabetes dependente de insulina, tireoidite autoimune, alopecia areata, deficiência seletiva de IgA, síndrome de Sjögren, colestase autoimune, miocardite autoimune.


Atualizado em 12Fev21

Fonte: RMA/ACELPAR

Imagem: Freepik.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *