O que é o glúten? – Falamos bastante aqui sobre a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten, mas você sabe o que é esse componente?
O glúten, ao contrário do que muitos imaginam não é nenhuma invenção científica, mas sim um tipo de proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina presentes naturalmente nos cereais como trigo, cevada e centeio. Essas proteínas são encontradas mais precisamente no endosperma dos grãos. Eles, quando molhados se misturam formando o glúten. Ele tem a característica de deixar as massas mais elásticas e resistentes, dando estrutura para pães, pizzas e bolos. A famosa “liga da massa”.
Proteína presente no trigo, na aveia, no centeio, no malte e na cevada, ele é digerido com dificuldade na parte alta do trato gastrintestinal. Esses cereais podem ser encontrados não apenas em alimentos, mas também em cervejas e bebidas industrializadas. Encontramos também em cosméticos, medicamentos e outros produtos não ingeríveis.
A intolerância ou sensibilidade ao glúten é bastante comum, surgindo em várias etapas da vida do indivíduo. A doença celíaca é sua manifestação mais grave e que pode atingir toda a vida do portador.
Doença celíaca
Se você não tem a doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten não deve retirá-lo de sua dieta sem recomendação médica. Esse componente não causa nenhum tipo de problema à saúde e não há comprovação científica de que suprimi-lo da alimentação emagrece, como muitas dietas oferecem.
A doença celíaca é diagnosticada depois de uma análise clínica minuciosa. Um dos principais sintomas é a diarreia constante, pois o glúten desencadeia uma reação do sistema imunológico no intestino. Por isso quando identificada a recomendação é retirá-lo da alimentação. Mas isso é assunto para outra matéria.
+ Sobre Glúten
Atualizado em 09MAR22 por RMA
Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes
Imagens: Reprodução