Cosméticos também podem causar alergia – Sendo na maioria das vezes hereditária, esse tipo de alergia pode ser desencadeada por qualquer substância presente nos cosméticos. E pode ocorrer mesmo depois de anos de uso. Muitos tipos de cosmético podem ser os vilões da alergia ou hipersensibilidade. Entre eles maquiagens, sabonetes, shampoos, perfumes, desodorantes, tinturas, esmaltes, creme dental, hidratantes, etc.
Os sintomas geralmente se manifestam na pele, principalmente nas mãos, no rosto e olhos. No entanto podem atingir qualquer parte do corpo que tenha havido contato com a substância alérgena.
Principais reações
São reações leves como irritação, vermelhidão, urticária e coceira. Para detectar qual substância é alérgena o ideal é procurar um profissional. Ele fará o teste de contato, que consiste em colocar diversos produtos nas costas do paciente. Geralmente em forma de adesivo, o teste analisará as reações durante alguns dias.
As fragrâncias e os esmaltes são os maiores causadores de alergia dentre os cosméticos. Alguns, como as tinturas de cabelo, apresentam na embalagem instruções para o teste de uso, que é basicamente colocar uma dose pequena do produto em uma parte de pele fina do corpo, como na dobra do braço, e verificar se haverá reação alérgica.
O tratamento, assim como a maioria das alergias, é evitar o contato com a substância, portanto saber as nomenclaturas corretas e verificar sempre os rótulos é fundamental. Para o uso de maquiagem, a medida que alguns produtos apresentem tolerância, a recomendação é testar todos da mesma marca, pois a chance de não haver reação é maior. Existem também os produtos hipoalergênicos, mas esses ainda não são 100% seguros, pois em sua formulação são retiradas as principais substâncias alérgenas como toluol, formaldeído ou parabeno, mas qualquer outra substância presente pode desencadear a alergia.
+ Sobre Alergias
Atualizado em 27Fev21
Fonte: Redação – Iara da Cunha Bernardes
Imagem: Reprodução