Caldo de peixe à moda tailandesa é uma de nossas receitas favoritas. Os ingredientes utilizados são saudáveis, sem glúten, sem lactose ou leite. Alguns deles, mais exóticos podem representar um pouco mais de trabalho para obter, mas temos certeza de que o resultado compensará todo o esforço. Vejam a receita:
Caldo de peixe
Ingredientes
- 1 litro de caldo de peixe ou caldo de galinha light
- 4 talos de capim limão
- 3 limas
- 2 malaguetas vermelhas frescas pequenas, sem sementes e cortadas em fatias finas
- Um pedaço de gengibre fresco de 2 cm, descascado e cortado em fatias finas
- 6 talos de coentro
- 2 folhas de limão kaffir picadas grosseiramente – uso opcional (*)
- 350g de filé de tamboril(**), membrana retirada e cortado em pedaços de 2,5cm
- 15ml de vinagre de arroz
- 45ml de molho de peixe tailandês
- 30ml de folhas de coentro (coentro) picadas, para decorar
Modo de fazer
-
- Despeje o caldo em uma panela pesada e deixe ferver em fogo médio. Enquanto isso, corte a ponta do bulbo de cada talo de capim-limão na diagonal em pedaços de cerca de 3 mm de espessura.
- Descasque quatro tiras largas de casca de limão com um descascador de legumes, tomando cuidado para evitar a polpa branca por baixo, que tornaria a sopa amarga. Esprema o limão e reserve o suco.
- Adicione ao caldo o capim-limão fatiado, as tiras de casca de limão, as pimentas malaguetas, as rodelas de gengibre e os talos de coentro, com as folhas de limão kaffir(*), se for usar. Cozinhe por 1-2 minutos.
- Adicione o tamboril, o vinagre de arroz e o molho de peixe tailandês, com metade do suco de limão reservado. Cozinhe por cerca de 3 minutos ou até que o peixe esteja apenas cozido. Retire e descarte os talos de coentro, prove o caldo e acrescente mais suco de limão, se necessário, pois a sopa deve ficar bem azeda. Polvilhe com as folhas de coentro e sirva bem quente.
Observações
- (*) – Se usar folhas de kaffir, vai precisar do suco de apenas 2 limões.
- (**) – O tamboril é encontrado no litoral brasileiro, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Conhecido como peixe-sapo, sua aparência é bem peculiar, mas o sabor compensa. O tamboril é um peixe carnudo, de consistência firme e de cor clara. Se você preferir, pode substitui-lo por outro de sua preferência, com o mesmo tipo de consistência.
- A imagem que acompanha esta receita é meramente ilustrativa. O peixe sobre a tábua não é o tamboril.
Fonte: RMA
Imagem: Ksenia Chernaya/Pexels