home Notícias Alergias respiratórias aumentam na Primavera

Alergias respiratórias aumentam na Primavera

Alergias respiratórias aumentam na Primavera  – A primavera é conhecida como a estação das flores, mas para os alérgicos pode não ser a melhor época do ano. Isso porque durante este período o pólen das flores no ambiente é muito maior. Além da polinização, a estação aumenta a quantidade de fungos e ácaros por conta do clima úmido. Isto aumenta as chances de reações alérgicas, principalmente respiratórias.

A polinização é o processo de reprodução das flores. A reprodução acontece quando os grãos de pólen são transportados de uma flor para outra. Ocorre também quando transporta para o seu próprio estigma, através do vento, da água ou dos animais. Porém durante a primavera, apesar de embelezar as paisagens, o volume de pólen no ar aumenta significativamente. Este aumento pode causar alergias como renite, conjuntivite e asma. A temperatura quente e o clima úmido elevam também a proliferação de ácaros. Os ácaros podem causar ainda outras crises como a dermatite alérgica por exemplo.

Rinite alérgica

Os casos de rinite alérgica são os mais comuns nesta época e apresentam sintomas como:

  • irritação como coriza
  • espirros constantes
  • coceira nos olhos e nariz e
  • dificuldade para respirar.

Para evitar as crises é ideal manter os ambientes arejados e limpos, além de fazer a higiene diária do nariz.

Alergias respiratórias aumentam na Primavera 

Para os alérgicos ao pólen deve-se fugir ao máximo o contato com os grãos, evitando sair ao ar livre principalmente em dias com muito vento e jardins. E em ambientes fechados usar sempre o ar condicionado com filtro limpo, pois os pólens são filtrados e não penetram no ambiente. Proteger os olhos com o uso de óculos de sol, e evitar janelas abertas inclusive no carro podem ajudar. Para pessoas que sofrem muito com os sintomas é possível optar pela imunoterapia com aplicação de vacina, desde que recomendada pelo médico.

Os cães também sofrem

Os cãezinhos também podem sofrer mais nesta época, com surgimento da dermatite atópica, causada pelo acumulo de fungos, pólens e ácaros na pele. Os principais sintomas são coceira e lambeduras constantes, que se não controladas podem se tornar lesões secundárias como feridas e inflamações. A melhor indicação é pentear diariamente o seu cão para eliminar todo tipo de sujeira depositado sobre ele e procurar o veterinário.

Veja aqui um pouco mais sobre as alergias respiratórias.


Atualizado em 01Mar21

Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Reprodução


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *