home Notícias Cuidados com o cabelo

Cuidados com o cabelo

Cuidados com o cabelo – Muito utilizados, os cuidados com o cabelo incluem desde cortes, luzes, reflexos, mechas, mudanças de cor. O efeito desejado normalmente é atingido, embora, muitas vezes para manter a aparência, seja necessário o uso de tinturas. Isto envolve o uso de produtos compostos de substâncias químicas que causam muitas reações nos usuários.

As tintas e corantes capilares são utilizados há muito tempo, encontrando-se evidências desde o início da história humana. Este é o caso da hena, erva que aplicada ao cabelo (em forma de emplastro), realça ou tinge o cabelo. Através de procedimentos específicos, colore, reforça e destaca o cabelo. Mesmo ela, natural, pode ser um fator de risco para pessoas alérgicas.

Tipos de tinturas

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, podemos classificar as tinturas em permanentes, semipermanentes e temporárias:

  • As tinturas permanentes são soluções à base de amônia e água oxigenada que dependem de uma reação de oxidação para chegar ao resultado final desejado. Este tipo de produto penetra no fio de cabelo e acaba mudando a cor de maneira permanente. Por suas características, é a tintura mais utilizada (e indicada) para cabelos brancos e grisalhos, pois o pigmento é permanente e não sai com lavagens.
  • As tinturas semipermanentes também chamadas de tonalizantes, são compostas de pigmentos que tingem os fios por até doze lavagens. São mais usadas para escurecer os fios, nunca para clareá-los. Aplicadas aos fios úmidos, penetram apenas na camada externa dos fios. Não possuem amônia.
  • As tinturas temporárias não penetram em nenhuma camada do fio e geralmente duram apenas uma lavagem. Quem as utiliza, o faz buscando cores extravagantes, sem o intuito de modificar o tom natural. A tinta temporária mais conhecida é a hena, um corante alaranjado, aplicado sob a forma de emplastro de pó e água quente. As tinturas temporárias, em geral, causam menos reações alérgicas ou dermatites de contato.

Complementando os produtos utilizados, temos os descolorantes, que segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, tem como função retirar a melanina do fio, parcial ou integralmente. É o que ocorre em procedimentos como luzes, reflexos ou mechas. O produto dissolve a melanina do fio e clareia o pelo, de acordo com o tempo de aplicação.

Sintomas de alergia e irritação

A maioria dos produtos oferecidos pelo mercado alertam em suas embalagens e em folhetos próprios (que acompanham o produto), para que sejam testados antes de aplicados no couro cabeludo. O teste é simples, sendo importante que se faça de 48 a 72 horas antes de sua aplicação, tempo médio para que reações alérgicas ou irritações se manifestem.

Normalmente, basta passar um pouco do produto nos pulsos (alguns produtos sugerem o cotovelo), devendo-se observar nas próximas horas após a sua aplicação se houve reações na pele.

Tipos de reações

Podemos classificar estas reações em leves ou brandas; graves ou muito graves.

alergia leve ou branda tem como sintomas coceiras ou formigamento do couro cabeludo. Pode haver queda intensa de cabelos e dermatites. Em algumas pessoas, erupções purulentas podem aparecer na parte de trás do pescoço, pálpebras e na parte superior das orelhas. Em outras, nas mesmas regiões e no couro cabeludo, rosto e pescoço, apresentam uma aparência escamosa, seca e quebradiça.

Na alergia grave muitas pessoas que utilizaram tinturas para cabelo, apresentaram inflamações mais resistentes, que se espalharam para outras partes do corpo, podendo alterar significativamente a fisionomia do indivíduo (como causam inchaço no rosto, a alergia pode provocar ainda a perda definitiva ou temporária da visão, com danos na córnea).

São relatados com bastante frequência casos de inchaços e descamação que provocaram cicatrizes, depois de estarem curados.

Se você, ao aplicar a tintura tiver espirros, tosse e náuseas, talvez não seja alérgica (o), mas pode ter sensibilidade e apresentar irritações ao produto.

Quais são as causas

Nas alergias classificadas como muito graves, podem causar na pessoa, danos graves e muitas vezes fatais, desde dificuldade respiratória até anafilaxia e choque anafilático. Para estas pessoas, o simples contato da tintura no couro cabeludo causa coceiras incessantes. Se este for o seu caso, pare imediatamente a aplicação, procurando atendimento médico especializado.

Todas estas reações são causadas pelas substâncias que compõe as tinturas. Entre as mais tóxicas o PPD (Parafenilenodiamina ou P-fenilenodiamina – encontrado nas tintas permanentes ou em alguns produtos de hena preto). Além dele, Lauril sulfato de sódio, amônia e o propilenoglicol.

O efeito das tinturas também pode acometer pessoas que os manipulam profissionalmente. Os sintomas são: febre, sensação de náuseas além de dificuldade para engolir alimentos.

Utilizando os produtos faça sempre os testes recomendados ou procure orientação de um médico especialista (dermatologista ou alergologista).

+ Sobre Alergias


Fonte: RMA

Imagem: Daniel Sampaio Neto/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *