Saiba mais sobre alergia a medicamento – Assim como as demais alergias, a alergia a medicamento é uma reação do sistema imunológico a algum remédio. Ela pode prejudicar no tratamento da doença para o qual foi prescrito. Os sintomas podem ser leves e até muito graves, e até mesmo fatais em alguns casos.
O diagnóstico acontece pelo histórico clínico do paciente, não havendo como detectar alergia antes do uso. Por isso é importante relatar cada detalhe ao especialista.
Reações
- As reações podem variar, sendo as principais:
- urticária
- coceira e erupções na pele
- inchaço em algumas partes do corpo como lábios e olhos
- sintomas respiratórios como chiado no peito e falta de ar
- cólicas intestinais, e em casos graves febre e o choque anafilático que pode ser fatal.
Algumas pessoas tem reações alérgicas a anestesias ou a qualquer substância usada no próprio ato cirúrgico. É importante nesses procedimentos fazer sempre uma consulta com anestesista e relatar ao médico caso já tenha tido alguma reação alérgica.
Tratamentos
O tratamento consiste em usar anti-histamínico (antialérgico) de imediato para conter a reação, mas o principal, depois de identificada a alergia, é suspender o uso do medicamento alérgeno. Segundo a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) os medicamentos que mais comumente causam alergia são os analgésicos e os anti-inflamatórios, sendo os mais populares dipirona e diclofenaco. E entre os antibióticos está a penicilina.
As alergias a medicamento surgem principalmente pelo uso de remédios sem a prescrição médica, por isso evite se auto medicar, principalmente se já tem algum tipo de alergia. Outra dica é se você já é alérgico, usar alguma identificação para casos de emergência, como algum cartão guardado na carteira indicando a sua alergia, por exemplo.
Atualizado e 27Fev21
Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes
Imagem: Reprodução