Porque a dieta sem glúten é essencial ao celíaco – Segundo a Fenacelbra/Acelpar, a doença celíaca é uma doença autoimune, que afeta o intestino delgado. Ela interfere diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas.
Tratamento
O único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida.
Geralmente aparece na infância, nas crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas adultos e idosos.
Assista ao vídeo e saiba o que é a doença celíaca:
Porque dieta sem glúten é essencial ao celíaco
Por definição podemos afirmar que, o glúten, ao contrário do que muitos imaginam não é nenhuma invenção científica, mas sim um tipo de proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina presente naturalmente nos cereais como trigo, cevada e centeio. Essas proteínas são encontradas mais precisamente no endosperma dos grãos. Eles, quando molhados se misturam formando o glúten. O glúten tem a característica de deixar as massas mais elásticas e resistentes, dando estrutura para pães, pizzas e bolos. A famosa “liga da massa”.
+ Sobre doença celíaca
Atualizado em 18Mai21
Fonte: RMA/Fenalcelbra/Acelpar
Imagem: Freepik.com