Você já foi picado por insetos? Todos nós, em algum momento, já tivemos picada de insetos. A resposta de nosso organismo a esses ataques é diferente de indivíduo para indivíduo, dependendo do tipo de inseto que nos picou. De modo geral os insetos podem ser divididos em dois grandes grupos: os que se alimentam do sangue humano – como mosquitos e carrapatos – e os que nos picam para defender seu território ou ninhos – abelhas, vespas, aranhas, marimbondos etc.
De forma geral as picadas não são potencialmente perigosas, mas para alguns indivíduos podem acarretar reações bem violentas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia a maioria das reações é leve, provocam coceira, ardência e inchaço que desaparecem em poucos dias (um a dois). Uma reação tardia pode desencadear febre, urticária, dor nas articulações e inchaço nas glândulas. Para àquelas pessoas que tem reações mais graves, está a anafilaxia às picadas, com náusea, edema facial, dificuldade para respirar, dor abdominal, aumento da pressão arterial.
Tratamento
O tratamento, para as reações leves e corriqueiras é simples. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, algumas dicas são:
- Se houver muitos insetos na região, um enxame, ou algo do tipo, dirija-se a uma área segura para evitar mais picadas.
- Se houver ferrão preso à pele, retire-o. Esta atitude impedirá que mais veneno seja liberado.
- Lave a área com água e sabão; uma compressa fria pode reduzir a dor e o inchaço.
- Analgésicos podem aliviar a dor das picadas.
- Cremes tópicos podem aliviar a coceira, como loção de calamina. Ou aqueles que contêm aveia coloidal ou bicarbonato de sódio, enquanto outros ajudam a controlar a dor.
- Reações alérgicas podem provocar náuseas ligeiras e cólicas intestinais, diarreia, inchaço local.
Principais reações à picada de insetos
Já as reações graves podem progredir rapidamente. Acione um serviço de emergência ou dirija-se rapidamente ao pronto socorro caso apresente os seguintes sintomas:
- dificuldade em respirar;
- inchaço dos lábios ou garganta;
- desmaio;
- tontura;
- confusão;
- batimento cardíaco acelerado;
- urticária;
- náuseas, cólicas e vômitos.
Você já foi picado por insetos?
Se você estiver socorrendo alguém com uma reação mais grave, enquanto se encaminha para o atendimento médico, você pode, com alguns procedimentos simples, até salvar o paciente. Veja se ele tem remédios para tratar ataque alérgico. Os mais alérgicos sempre têm este tipo de recurso; se houver, siga as instruções de aplicação; vire a pessoa de lado para que ela não sufoque caso vomite ou haja sangramento nas vias aéreas; afrouxe as roupas apertadas e cubra a pessoa com cobertor; não dê nada de beber; fique atento a todo tipo de reação que a pessoa possa ter, monitore a pulsação. Tudo isso pode ajudar na hora que chegarem ao pronto-socorro.
+ Sobre alergia a insetos
Atualizado em 28Fev21
Fonte: RMA
Imagem: Stefan Keller/Pixabay