home Alergias, Notícias O que são alergias e quais os principais tipos

O que são alergias e quais os principais tipos

O que são alergias e quais os principais tipos – A alergia é uma reação do sistema imunológico de uma pessoa a uma substância estranha. As alergias podem ser hereditárias e podem se manifestar de uma hora para outra. Os sintomas vão depender de cada tipo de alergia e do organismo de cada indivíduo. Os principais tipos de alergia são:

 

Alergia alimentar

 

A alergia alimentar é uma reação adversa do organismo a um determinado alimento. As reações podem ocorrer logo após o consumo ou, até mesmo, dias depois.

Uma pequena quantidade do alimento é o suficiente para provocar reações alérgicas leves ou graves. Isto depende do sistema imunológico de cada pessoa. As reações podem ser na pele, no intestino e no sistema respiratório.

A melhor forma de tratar a alergia alimentar é fazendo a dieta de exclusão do alimento sob a orientação de um médico.

 

Alergia a medicamentos

 

É a reação do sistema imunológico a um medicamento. Os sintomas mais comuns são coceira, urticária, erupções cutâneas e febre. Os sintomas podem ocorrer na hora ou, até mesmo, dias após a ingestão da medicação.

Grande parte da alergia a medicamentos é causada por um remédio que a pessoa sempre utilizou, mas que o organismo passou a rejeitar.

Após a suspeita de alergia ao medicamento, a melhor forma de tratamento é interrompendo o seu uso.  Uma boa medida é a troca por outro que tenha um princípio ativo diferente.

 

Alergia a picadas de insetos

 

Esse tipo de alergia é provocado pelo veneno que o inseto injeta durante a picada e é mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos. A gravidade da reação vai depender da sensibilidade da pessoa ao veneno.

A maior parte dos sintomas são coceira e inchaço no local e podem ocorrer minutos após a picada, desaparecendo em no máximo dois dias. Entre as reações mais graves está a anafilaxia às picadas, com náusea, edema facial, dificuldade para respirar, dor abdominal e aumento da pressão arterial.

Se tiver alguma reação alérgica após a picada de um inseto, procure um médico para estabelecer o diagnóstico e o tratamento adequados.

 

Alergia ao Látex

 

Reação alérgica as partículas do látex da borracha natural. Os sintomas podem ser desde pequenas irritações na pele até estado de choque fatal.

As pessoas que correm um risco maior em desenvolver esse tipo de alergia são os profissionais que trocam de luva com frequência, como dentistas, cirurgiões, médicos enfermeiros e os operários da indústria da borracha.

A melhor forma de tratamento é evitando o contato com o látex, que está presente não só em luvas, hospitais e preservativos, mas também em balões de festa.

 

+ Sobre Alergias

 


Atualizado em 02MAI2022

Fonte: RMA

Imagem: Cottonbro/Pexels


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *