home Alergias, Mais lidas, Notícias Alergia ao cimento: sintomas e tratamentos

Alergia ao cimento: sintomas e tratamentos

Alergia ao cimento sintomas e tratamentos – Usado como uma massa ligante nas edificações e obras, o cimento é um agente considerado abrasivo e bastante irritante. Isto se deve ao alto nível de alcalinidade e PH elevado na sua composição. Essas características tornam o cimento um material com potencial alérgeno, principalmente para os trabalhadores da construção civil.

Chamada de dermatite de contato, as reações na pele relacionadas ao cimento podem ser tanto irritativas quanto alérgicas. A irritativa pode surgir em qualquer pessoa que manusear o cimento sem nenhum cuidado com higiene ou proteção pessoal, apresentando pele muito seca, vermelhidão, sensação de dor e queimação.

Quando a dermatite é alérgica e crônica, o ideal é que não se tenha nenhum contato com a substância alérgena. As reações como vermelhidão, coceira, inchaço e erupções na pele surgem sempre que há contato. As reações (não se limitam apenas ao local de contato, espalhando para outras partes do corpo), podem durar mais tempo e atrapalhar o bem estar.

Em alguns casos o agente alérgeno está no ambiente de trabalho, causando assim alguns problemas para a vida profissional. Depois de diagnosticada a alergia, é importante que a empresa estabeleça medidas preventivas para evitar o mal estar do colaborador, ou alterar sua função se for recomendado pelo médico.

Por ser uma substância irritativa, para manusear o cimento é importante tomar algumas medidas a fim de prevenir qualquer reação. Na preparação da massa com cimento ou cal tome alguns cuidados como:

  • Evite trabalhar descalço ou com calçados abertos, assim como roupas curtas. A intenção é evitar o contato do cimento com a pele, portanto o uso de botas, luvas e roupas compridas é indispensável.
  • Depois do manuseio, evite ficar por muito tempo com a mesma roupa utilizada durante o trabalho, principalmente se estiver úmida ou molhada.
  • Ao final do trabalho lave muito bem pés e mãos, dando atenção especial à limpeza das unhas, que podem acumular restos de cimento.
  • Caso por acidente entre massa dentro da bota ou nas luvas, trocar imediatamente.

Tratamentos

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tratamento para as reações ao cimento depende muito da extensão e da gravidade apresentada. As medidas poderão ser apenas locais ou incluir a utilização de medicações via oral ou injetável. O tratamento deverá ser feito sob a orientação de um médico.

Os primeiros cuidados contemplam uma higienização com água para remover qualquer vestígio irritante ou alérgeno que possa estar na pele. Depois disso, pode-se utilizar compressas úmidas e antissépticas.

Para reduzir a inflamação da pele o médico poderá prescrever a aplicação de pomadas corticosteroides e imunomoduladores.

Nos casos de maior gravidade pode ser necessário o uso de antialérgicos orais ou corticosteroides orais ou injetáveis.

O importante, sempre, é não recorrer a “soluções mágicas” pois elas podem agravar o quadro. Sempre recorra a um médico nestas situações.

+ sobre alergia ao cimento


Texto atualizado em 04MAI2022

Fonte: RMA/Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Rodolfo Quirós/Pexels


11 comentários em “Alergia ao cimento: sintomas e tratamentos

    1. Você precisa verificar se houve contato direto do cimento na pele, ou de outra substância. A primeira medida a ser tomada é cessar qualquer contato com a substância causadora (cimento). Tratamento e cuidados devem ser buscados junto a atendimento médico especializado. Somente o profissional da área de saúde (alergista ou alergologista) poderá diagnosticar corretamente sua dermatite de contato (se este for o seu caso).

  1. Prezado(a)

    Se possível fvr resposta por e-mail, já fiz teste alergia no passado duas vezes, não acusou o q algum tempo mais tarde vejo q e o pior para mim, alergia respiratória ao pó cimento, Tb tive reação na pele há mtos anos qdo se construía um prédio gde ao lado do meu trabalho, atualmente qdo vizinho mexe com esse tipo reparo ataca demais a rinite, a médica disse q não existe vacina, vc confirma ?
    Gratissima

    1. Olá! Agradecemos seu contato. Enviamos resposta ao seu e-mail, mas podemos mencionar que não há vacina específica para este tipo de alergia. Para maiores esclarecimentos consulte um profissional médico alergologista ou dermatologista.

    1. Olá! Agradecemos o seu contato. Mantenha seu bebê longe do cimento (pó de cimento, cimento em preparo para uso). Os sintoma que você mencionou podem ser de fato através do cnntato cm o alérgeno. Para segurança do seu bebê, consulte um médico alergologista ou dermatologista para diagnosticar e escolher o melhor tratamento se for o caso.

  2. Oi boa noite eu já fiz todo tipo de exame de mais não foi detectado nem um sintomas de alegria o q fazer trabalho com cimento está muito feio as alegria

    1. Olá. Se você continua tendo os sintomas precisa determinar se eles estão relacionados de fato com o cimento. Normalmente, se não houver exposição não haverá sintomas. Acredito que o melhor a se fazer é documentar os tipos de sintomas (através de um diário) e levar ao conhecimento de um médico alergologista ou dermatologista. Somente eles poderão diagnosticar corretamente o seu caso ou encaminhá-lo para um médico generalista que poderá avaliar os seus sintomas.

  3. Muller Holanda trabalha em construção civil.manoseando bomba de cimento á 6 meses apresenta alergia, irritação nas mãos pés já está nos braços pescoço.ja foi em 2 médicos mais não tem melhora.agora vai pedir a conta não aguenta mais ,pedio pra mudar de serviço mais nada foi feito.

    1. Olá. Se você tem certeza de que é o cimento o melhor é não manusear ou ficar exposta ao produto. Na alergia ao cimento até mesmo o pó do cimento pode afetar severamente o indivíduo. O comportamento mais seguro é o afastamento do agente causador e procurar o diagnóstico com um médico especialista (alergologista, dermatologista ou laborativista – especializado em alergias relacionadas à atividade laboraiva).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *