home Notícias, Receitas Doce de abóbora com coco e canela

Doce de abóbora com coco e canela

A culinária do interior do Brasil é muito rica graças a influência das muitas culturas que o ocuparam. Imigrantes europeus, africanos, indígenas e mais recentemente, asiáticos, forneceram seu conhecimento e tradição. De cada uma delas, recebemos receitas especiais que fazem parte de nosso dia a dia. Para falar um pouco disso, iniciamos hoje uma pequena série de matérias sobre os Doces Caipiras. A primeira receita mostra como fazer o Doce de abóbora com coco e canela.

Antes precisamos falar um pouco do que é a expressão caipira. O  termo caracterizava o morador da roça, do interior do Brasil, principalmente do sul, sudeste e centro-oeste. Na atualidade designa o morador do interior dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mao Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Estes estados faziam parte da Capitania de São Vicente, posteriormente Capitania de São Paulo. Além do sotaque típico, suas receitas de doces caseiros são muito apreciadas.

Selecionamos algumas dessas receitas que serão mostradas hoje e nos próximos dias, na série Doces Caipiras. Como característica geral, apresentamos apenas receitas que não contém glúten ou leite. Experimente nossa receita!

Doce de abóbora com coco e canela

Ingredientes

  • 1 quilo de abóbora descascada e cortada em pedaços
  • 1 coco ralado
  • 5 cravos
  • 2 paus de canela
  • Canela em pó
  • 2 quilos de açúcar

Modo de fazer

  1. Cozinhe a abóbora em fogo brando.
  2. Em outro recipiente, faça a calda (*), não muito grossa acrescentando a abóbora, já cozida e passada na peneira.
  3. Adicione o coco, o cravo e a canela.
  4. Leve ao fogo bem brando.
  5. Mexa, de vez em quando, para não grudar.
  6. Quando aparecer o fundo da panela retire do fogo.
  7. Despeje o conteúdo em uma travessa e polvilhe com canela em pó.

Observações

  • (*) – Para fazer a calda, coloque todo o açúcar em uma panela e leve ao fogo. Espere o açúcar derreter. Enquanto isso, você pode acrescentar água, aos poucos, apenas para diluir um pouco. Depois, siga a receita acrescentando os ingredientes.

Fonte: RMA/Enciclopédia Mestre Cuca

Imagem: Capri23Auto/Pixabay


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *