home Entenda, Notícias Veganismo: o que você precisa saber

Veganismo: o que você precisa saber

Nosso tema hoje é “Veganismo: o que você precisa saber”. Ele surgiu, como movimento, em 1944 em Birmingham – Inglaterra, através do inglês Donald Watson (1910-2005), integrante da “The Vegetarian Society”. Em uma reunião, ele e outros 6 interantes, discordavam de alguns princípios do veganismo.  Todos vegetarianos não lácteos, ou seja, que não consumiam derivados do leite, criaram a “The Vegan Society”. A instituição existe até hoje passados 75 anos e conquistou adeptos pelo mundo todo.

Donald Watson durante a sua vida exerceu várias atividades como professor de marcenaria, guia de caminhada nas montanhas. Destacou-se em relevância, a horticultura orgânica. Desde o início a sociedade preconizava a defesa dos animais. Eram definidos como seres conscientes e não inferiores ao homem, defendendo seus direitos. A definição oficial do veganismo pode ser encontrada em publicações, no web site da sociedade vegana e em outros veículos de comunicação. Segundo eles é “um modo de vida que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito.”

Por definição o veganismo não é apenas uma dieta, mas, um movimento social que busca o fim do uso dos animais para benefício do homem. Nisso estão relacionadas todas as formas de exploração. Como as destinadas à alimentação, como mercadoria, trabalho, caça, vivissecção e todas as formas de usos que envolvem animais. Para eles o uso de animais em pesquisas médicas ou na indústria de cosméticos, por exemplo, é totalmente condenada, assim como para entretenimento.

O ativismo contempla vários movimentos e grupos ao redor do mundo e tem provocado mudanças. Elas ocorrem na criação de produtos para consumo dos seus adeptos e também de simpatizantes. Seus integrantes adotam sua dieta, bem com boicote às indústrias, ao comércio, casas de shows e espetáculos que explorem os animais de alguma maneira.

 

Veganismo: o que você precisa saber

 

Em pesquisa recente, na Inglaterra em 2013, já existiam cerca de 30.000 itens produzidos pela indústria daquele país. No Brasil este número vem crescendo nos últimos anos e há certificação deles por entidades especializadas no tema, e a variedade dos produtos é notável: além da alimentação, vestuário, calçados, cosméticos e muitos outros.

Na dieta e no modo de vida vegano podemos encontrar fortes aliados para os intolerantes, alérgicos ou sensíveis ao glúten, lactose, caseína principalmente, pois:

  • não podem conter carnes de qualquer natureza (gado, suínos, peixes, etc).
  • alimentos de origem animal que contenham qualquer resíduo: leites e derivados, queijos, manteiga, salsichas, ovos, albumina, mel, banha, corantes de origem animal, gelatina;
  • não vestir roupas ou sapatos feitos de partes dos corpos de animais: couro, seda, lã;
  • os veganos devem evitar o uso de cosméticos e medicamentos que tenham sido testados em animais.
  • ou que contenham componentes oriundos de animais em sua formatação, como sabonetes feitos de glicerina animal.
  • maquiagem contendo cera de abelha, xampus com tutano de boi entre outros.

A dieta vegana pode ser adotada para todas as faixas de idade. Estudos de nutricionistas alertam sobre o seu uso de forma improvisada. Sua adoção deve ser acompanhada de uma visita ao nutricionista e também a profissionais de saúde Isto é importante sobretudo quando você é um portador de restrição alimentar. Um dermatologista (alergias atópicas) ou um alergologista (para os alérgicos de forma geral) podem orientá-lo. Consulte-os sobre qual tipo de alimento não lhe fará mal ou lhe trará benefícios. Uma boa leitura do rótulo do produto que você adquire também pode garantir uma boa escolha. O consumo de produtos veganos eventuais podem enriquecer sua dieta diária, tornando-a mais saborosa e variada. Vale a pena experimentar!

 


Atualizado em 11Fev21

Fonte: RMA

Imagem: Freepik.com


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *