home Entenda, Notícias Livre de BPA: o que isto significa

Livre de BPA: o que isto significa

Livre de BPA: O que isto significa – O BPA ou Bisfenol A é um composto orgânico, largamente utilizado na fabricação de plásticos e resinas epoxi. As aplicações deste produto são imensas e presente, no Brasil, em vários produtos. Alguns dos recipientes são, por exemplo: os garrafões de água mineral, bem como em latas de alimentos ou bebidas. É encontrado também em CDs, copos plásticos e em muitos outros.

O composto está proibido em diversos países, como o Canadá, EUA, Costa Rica. Isto se deve a suspeitas, desde 1930, de que o bisfenol seja prejudicial à saúde humana. Sua composição química é bastante semelhante ao hormônio feminino estrógeno. Em decorrência disto, sua exposição em bebês pode levar a vários problemas na vida adulta, principalmente em meninos.

Descoberta e novas pesquisas

O bisfenol A foi descoberto no final do século XIX através da condensação da acetona, por isto o A de sua denominação. No Brasil o seu uso é proibido na produção de mamadeiras desde 2011.

As pesquisas médicas sobre este produto ainda não chegaram a uma definição concreta de suas contraindicações. Organismos reguladores, como o FDA (EUA) e a Anvisa (Brasil), determinaram níveis seguros para seres humanos. Estes níveis, atualmente são questionados ou revistos com a conclusão de novos estudos científicos.

Desta forma, algumas indústrias vêm adotando o uso de outros materiais, sem a presença do BPA.  Para tornar seu produto mais seguro, imprimem em suas embalagens o alerta de “Livre de BPA”. Vale a pena ficar atento para a evolução dos estudos e quando possível, consumir produtos livres do Bisfenol A.


Atualizado em 11Fev21

Fonte: RMA

Imagem: freepik.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *