home Entenda, Notícias Contaminação cruzada: perigo para as crianças

Contaminação cruzada: perigo para as crianças

Contaminação cruzada: perigo para as crianças – Sabemos que em alguns casos de alergia ou intolerância, qualquer miligrama do produto alérgeno pode causar reações. A contaminação cruzada acontece direta ou indiretamente quando a substância alérgena é transferida de um alimento para outro. Ela é bem sucedida também através de objetos, ambientes e recipientes. Essa contaminação pode ocorrer de várias formas: na manipulação, transporte ou armazenamento dos produtos e ocasiões que dificilmente se tem total controle. Por exemplo, uma mesma faca que é usada para fatiar queijo muçarela e depois mortadela. Ela pode ser suficiente para uma reação em uma pessoa com alergia a proteína do leite de vaca (que está presente no queijo).

O risco pode ter muitas consequências pois muitas vezes o alérgico ou intolerante não sabe nem como aconteceu. Além disso o mercado ainda é iniciante e as opções realmente seguras são poucas, pois não tem consciência de que um grão minúsculo pode fazer diferença. A contaminação cruzada é coisa séria, principalmente para crianças, por isso os pais devem ficar atentos e bem informados.

Cuidados com a alimentação da criança

A criança com alergia ou intolerância deve levar consigo sempre seus utensílios e objetos para uso estritamente pessoal. É inaceitável o compartilhamento dos mesmos com colegas da escola por exemplo. Além dos utensílios, o ambiente de preparo dos alimentos deve ser separado dos demais preferindo sempre usar recipientes de vidro ou metal, que adere menos resíduos e pode ser higienizado mais facilmente.

Panos de prato, esponjas de louça e até eletrodomésticos podem ter algum resquício impregnado, por isso devem ser exclusivos. Ao guardar alimentos na geladeira, use potes com tampa, e para os alimentos prontos deve-se ler atentamente os rótulos. Se tiver dúvida entre em contato com o SAC do produto ou substitua por um outro que seja seguro. Na escola a alimentação deve ser supervisionada por um adulto e jamais compartilhada. Em alguns casos inclusive os brinquedos podem contaminar.

Na teoria parece fácil, mas controlar uma criança em uma festa infantil por exemplo! Então todo cuidado é pouco. Converse com o dono da festa sobre a possibilidade de haver alguma parte dos doces especial para a criança alérgica ou leve de casa a famosa marmitinha com alimentos de festa é claro. Supervisione a criança e se achar que a tentação vai ser muito grande, evite ir a festa. Evite que a criança frequente lanchonetes e restaurantes pois são locais altamente contamináveis.

Para saber mais detalhes sobre alergia infantil e como conseguir controlar consulte um médico especialista. Cada caso é diferente, portanto o nível de tolerância e as reações também.

+ Sobre Contaminação Cruzada


Atualizado em 24Fev21

Fonte: RMA/ Iara da Cunha Bernardes

Imagem: Anna Svets/Pexels


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *