home Alergias, Notícias Ácaro: um inimigo invisível

Ácaro: um inimigo invisível

O Ácaro: um inimigo invisível – ele se alimenta de descamação da pele humana, restos de alimentos, fungos, e está nos lugares que você menos imagina. Os ácaros são organismos microscópicos. São encontrados em locais como colchões, travesseiros, roupas, lençóis, tapetes, móveis, pisos de madeira e bichos de pelúcia. Ao varrer ou aspirar o chão, fragmentos microscópicos dos ácaros são rapidamente inalados pelas pessoas que estão no ambiente. Como uma praga, eles estão em todos os lugares e milhares de pessoas no mundo sofrem de alergia e não sabem como lidar com isso.

Os locais ideais para a reprodução dos ácaros são ambientes escuros, úmidos, com a temperatura em torno de 25°C. Lugares onde há pequenas descamações de pele, como os locais onde ficamos encostados por muito tempo também são propícios. Os sintomas mais comuns, geralmente acontecem ao levantar-se pela manhã, ao arrumar a cama e ao utilizar ou limpar o aspirador de pó. Incluem tosse, espirro, dificuldade em respirar, chiado no peito, nariz entupido, coceira nos olhos, coriza e lacrimejamento.

Caso sinta alguns dos sintomas acima, procure por um alergista. Ele poderá realizar o chamado Prick Test, um teste cutâneo simples e rápido em que a reação aos alérgenos aparece alguns minutos após as picadas no braço.

O que fazer para diminuir a quantidade de ácaros

Há algumas atitudes simples que ajudam a diminuir a quantidade de ácaros e, assim, diminuem as reações alérgicas:

  • Tirar os tapetes do quarto antes de dormir ou lavá-lo com água quente semanalmente;
  • Lavar os lençóis, fronhas e travesseiros com água quente várias vezes ao mês;
  • Aspirar o colchão mensalmente;
  • Deixar as janelas abertas para ventilar a casa diariamente, mantendo a umidade relativa do ar a menor possível;
  • Utilizar microfiltros especiais para alérgicos no aspirador de pó.

Nas lojas especializadas para alérgicos, é possível encontrar capas de colchões e travesseiros próprias para alérgicos, além de produtos de limpeza antiácaros.

+ Sobre Alergias


Atualizado em 10Mar22 – Publicação Original em 28ABR2016

Fonte: RMA

Imagem: Wikipedia.org/Eric Erbe/Agricultural Research Service


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *